A evolução da objetividade do Marketing Digital
O Marketing Digital mudou, evoluindo a sua objetividade conforme a mudança de comportamento do cliente. Sendo assim, conforme o tempo passou, os objetivos foram adaptados às novas situações.
Vendas
Na era da revolução industrial o principal objetivo do Marketing era vender produtos, de modo que não havia ações posteriores. Já na era da tecnologia, o objetivo era aumentar as vendas e satisfazer o cliente.
Já no Marketing moderno, guiado pelos valores da empresa, o objetivo é vender, porém, deixando os valores da empresa na entrega do produto. Ações que agregam sustentabilidade, por exemplo, é uma maneira de gerar valores.
Visão do mercado
O Marketing acompanhou a alteração da visão do mercado, ao passo que evoluiu junto com os conceitos da era digital.
Assim sendo, primeiramente as empresas enxergavam os clientes como compradores em massa, de modo que possuíam apenas necessidades físicas.
Porém, a alteração para a nova visão dos consumidores foi feita de forma natural, reconhecendo a inteligência do cliente. Já na atualidade, o cliente é visto como um ser com personalidade, necessidades diversas, inteligência e emoções.
Conceito principal
O Conceito principal ou conceito-chave também foi alterado, conforme o mercado evoluiu. No marketing centralizado no produto, o conceito-chave era o desenvolvimento de produtos.
Conforme o mercado evoluiu, notou-se que a diferenciação fazia parte do novo conceito. No entanto, no marketing atual, o conceito principal são os valores.
Sendo assim, essas evoluções no mercado foram corroboradas pelo Marketing, que está sempre mudando conforme a necessidade do mercado. Bem como de acordo com o comportamento de compra do cliente.