Saber evitar o cheiro de chulé é muito importante para evitar momentos constrangedores no dia a dia. Até porque, é muito desagradável estar perto de alguém com mau cheiro, não é mesmo? E quando sabemos que o problema está em nós, tudo pode ser ainda pior!
Por isso, separamos algumas considerações que podem ser levadas em conta na hora de lidar com isso. Acompanhe e saiba mais!
Dicas para evitar o cheiro de chulé
O cheiro de chulé é a consequência da ação das bactérias presentes no suor dos pés. Quando os pés não transpiram de forma adequada, ou seja, ficam muito “abafados”, essas bactérias se proliferam mais rapidamente, aumentando o mau odor.
Sendo assim, encontrar formas de lidar com esse problema é essencial para evitar o cheiro de chulé. Vejamos algumas dicas:
1. Lave bem os pés com água e bastante sabão
Para “matar” as bactérias que estão nos pés, nós precisamos lavá-los com bastante água e sabão. Esfregar todos os cantinhos, fazendo bastante espuma mesmo, para remover as impurezas e as bactérias da região. Sempre lembrando de enxaguar tudo no final, ok? 😉
2. Seque totalmente os pés antes de calçar o sapato
Nunca calce o seu sapato sem esperar que os seus pés estejam seco. Vale até usar um secador de cabelo se estiver com pressa!
Isso porque a umidade do pé, mesmo que não seja suor, também pode aumentar a proliferação de bactérias e, consequentemente, causar o mau cheiro.
3. Priorize as meias de algodão que permitem a transpiração sem abafar
As meias de algodão permitem que os seus pés transpirem, mas sem abafá-los. Isso diminui as chances de as bactérias se proliferarem na região.
4. Nunca repita o uso das suas meias
Jamais repita o uso das suas meias! Se usou um par hoje, use outro amanhã, até lavar o primeiro. Caso você repita, de nada adiantará lavar os pés, já que uma parte das bactérias permanecerão na meia.
5. Alterne o uso dos seus sapatos
Evite usar todo dia o mesmo sapato para evitar o cheiro de chulé. Você pode usar um sapato a cada 24 horas, intercalando um ou mais tipos. Assim, dá tempo para que o calçado “respire”. Se for possível colocá-lo no sol, durante esse ínterim, melhor ainda! 😉
6. Lave bem as suas meias
Lave bem as suas meias, com sabão e água morna se possível. Assim, além de eliminar as bactérias que ficam nos pés, durante o banho, você também pode evitar o cheiro de chulé ao manter as meias limpinhas.
7. Evite os sapatos fechados quando for possível
Se houver a possibilidade de intercalar entre o uso de sapatos fechados e sapatos abertos, considere essa possibilidade. Quanto mais vezes você usar calçado aberto, menores podem ser as chances de o cheiro ruim aparecer.
8. Procure ajuda médica se nada ajudar
Caso nada ajude você a evitar o cheiro de chulé, o ideal é conversar com um médico, para averiguar se é algo relacionado a algum problema de transpiração excessiva, por exemplo. Assim, a intervenção será mais assertiva e você poderá, quem sabe, se livrar desse incômodo.
Boa sorte!