A série “Eu tenho um plano!” tem por objetivo pormenorizar o plano de negócios, detalhando suas necessidades e o motivo de cada etapa.
As explanações estão em série, uma vez que objetivam que as etapas do processo fiquem clarificadas. Importante considerar que para cada empresa há particularidades que exigem adaptações.
Dividimos a série “Eu tenho um plano!” em sete partes. Nesta sexta parte falaremos sobre o planejamento de marketing.
Planejamento de marketing
Dentro do seu planejamento é necessário pensar sobre ações de marketing para a sua empresa. Entretanto, o planejamento de marketing é baseado em algumas análises que antecedem as ações de marketing.
Análise da concorrência
- Para analisar a concorrência precisa entender com está funcionando o mercado quanto ao seu produto.
- Há muitos concorrentes?
- Estão vendendo produtos iguais aos seus?
- Os clientes possuem preferência por determinado concorrente?
- O que o concorrente faz para atrair esses clientes?
- O público-alvo que o concorrente atinge é o mesmo que o seu?
São muitas análises que pode fazer dentro da observação quanto à sua concorrência.
Análise de fornecedores
Essa análise é importante para seu planejamento.
Os fornecedores lhe darão a base para o funcionamento de sua empresa.
- Analise os seguintes pontos:
- Quem são meus fornecedores?
- A negociação é positiva para a sua empresa?
- Qual é o prazo de entregas e pagamentos?
- O seu produto é exclusivo de apenas um fornecedor?
Tudo isso tem que ser levado em consideração na elaboração do seu plano de negócios.
No próximo artigo sobre essa série falaremos sobre o que deve ser questionado dentro do planejamento de marketing.