As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) encerram na tarde desta segunda-feira, dia 15 de maio, o período de inscrição do Processo Seletivo Vestibulinho 2023/2. Desse modo, os interessados poderão se inscrever até as 15h (horário de Brasília).
De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas de forma virtual, com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Vestibulinho Etec.
O valor integral da taxa de inscrição é de R$ 33,00 (trinta e três reais). Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa dentro do prazo indicado. As Etecs permitem pagamento através de boleto bancário ou com cartão de crédito.
Isenção da taxa
As Etecs receberam os pedidos de redução do valor da taxa de inscrição entre os dias 22 e 31 de março e o resultado da redução já está disponível no site do Vestibulinho.
Conforme indicado no edital, puderam solicitar o benefício os estudantes que estão matriculados no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que têm renda mensal de até dois salários mínimos ou que estão desempregados.
Vestibulinho 2023/2
A classificação dos inscritos será feita a partir do desempenho obtido pelos candidatos no exame realizado pelas Etecs. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibulinho 2023/3 está marcada para o dia 4 de junho de 2023.
Haverá locais de provas nas cidades onde os cursos são ofertados. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 31 de maio, por meio do site do Vestibulinho.
Provas
Tradicionalmente, a prova do Vestibulinho Etec conta com questões objetivas sobre conteúdos sobre disciplinas do Ensino Fundamental. Os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico deverão responder a 50 questões objetivas de conhecimentos gerais. Já os candidatos ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e especialização técnica de nível médio responderão uma prova composta por 30 questões objetivas.
Além disso, as Etecs aplicam para os candidatos aos Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro testes de habilidades específicas (prova-teste e prova de aptidão).
Bônus
Conforme o edital, o Vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida, que é o acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo.
Esse benefício é concedido ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino.
Oferta de vagas
Ainda de acordo com o edital, ao todo, as Etecs estão ofertando 4.560 vagas para ingresso no 2º semestre letivo deste ano nos cursos das Escolas Técnicas do estado de São Paulo.
Os cursos do 1º módulo do Ensino Técnico (on-line) e Especialização Técnica de Nível Médio (on-line) com vagas disponíveis são os seguintes:
- Técnico em Administração – 1.260 vagas;
- Técnico em Comércio – 240 vagas;
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – 960 vagas;
- Técnico em Guia de Turismo – 480 vagas;
- Técnico em Secretariado – 300 vagas;
- Técnico em Transações Imobiliárias – 660 vagas;
- Especialização Técnica em Gestão de Projetos – 660 vagas.
Resultado
De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito está prevista para o dia 12 de junho, a partir das 15h.
Já a lista de candidatos convocados em 1ª chamada para as matrículas está prevista para o dia 6 de julho de 2023. Na mesma data as Etecs devem divulgar as orientações para o registro acadêmico dos convocados.
As Etecs são instituições de ensinos técnico, médio e integrado ao médio, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Há unidades das Etecs em todo o Estado de São Paulo, estando presente na capital e em mais de 230 municípios.
Acesse o edital do Vestibulinho na íntegra para mais informações.