Enem e Vestibular

Etecs divulgam gabarito do Vestibulinho 2023/2

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) divulgaram o gabarito oficial das provas do Processo Seletivo Vestibulinho 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem consultar as respostas oficiais através do site do Vestibulinho 2023/2.

Além do gabarito também está disponível o caderno de provas. De acordo com o regulamento do processo seletivo não caberá a interposição de recursos. 

O Vestibulinho é o processo seletivo para ingresso aos cursos das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. Essa edição do exame visa a seleção de novos alunos para ingresso no 2º semestre letivo de 2023.

Vestibulinho 2023/2

As Etecs aplicaram as provas do Vestibulinho 2023/2 no dia 4 de junho, um domingo. Houve locais de prova em diversos municípios do Estado de São Paulo para os quais há oferta de vagas.

Conforme estabelecido previamente, a prova do Vestibulinho foi composta por questões objetivas sobre conteúdos sobre disciplinas do Ensino Fundamental. Desse modo, os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico (presencial, semi-presencial e EaD) responderam a 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais.

Já os candidatos ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e especialização técnica de nível médio  fizeram uma prova composta por 30 questões objetivas.

Teste de habilidades específicas

Além das provas gerais, os candidatos aos Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro passarão por testes de habilidades específicas (prova-teste e prova de aptidão).

De acordo com o cronograma, as Etecs irão aplicar os testes de habilidades específicas no dia 22 de junho de 2023. Os candidatos devem acompanhar as publicações no site do Vestibulinho para consultar os locais de prova.

Sistema de Pontuação Acrescida

Conforme o edital, o Vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida, que é o acréscimo de pontos à nota final obtida pelo candidato no processo seletivo.

O edital indica ainda que tem direito ao benefício o candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino.

 

O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre de 2023. Imagem: Divulgação/Etecs

Vagas ofertadas

A oferta total das Etecs para essa edição do Vestibulinho é de 4.560 vagas para ingresso no 2º semestre letivo deste ano. De acordo com o edital, os cursos do 1º módulo do Ensino Técnico (on-line) e Especialização Técnica de Nível Médio (on-line) com vagas disponíveis são os seguintes:

  • Técnico em Administração – 1.260 vagas;
  • Técnico em Comércio – 240 vagas;
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – 960 vagas;
  • Técnico em Guia de Turismo – 480 vagas;
  • Técnico em Secretariado – 300 vagas;
  • Técnico em Transações Imobiliárias – 660 vagas;
  • Especialização Técnica em Gestão de Projetos – 660 vagas.

De acordo com as Etecs, os três cursos com maior concorrência nesta edição são: Enfermagem, da Etec Carlos de Campos, com 13,53 candidatos por vaga (c/v); Desenvolvimento de Sistemas, da Etec Lauro Gomes, com 8,4 c/v; e Desenvolvimento de Sistemas, da Etec Guarulhos, com 8,03 c/v.

Resultado

Segundo o cronograma, as Etecs devem divulgar o resultado final do Vestibulinho 2023/2, com a lista de candidatos convocados em 1ª chamada para as matrículas, no dia 6 de julho de 2023.

Na mesma data as Etecs devem divulgar as orientações e documentos necessários para o registro acadêmico dos convocados na primeira lista. Entre os documentos solicitados estão o RG, CPF e histórico escolar do Ensino Fundamental.

As Etecs são instituições de ensinos médico, técnico e integrado ao médio, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, com unidades de ensino em todo o Estado de São Paulo, estando presente na capital e em mais de 233 municípios.

Acesse o edital do Vestibulinho Etec na íntegra para mais informações.

Leia também UFU abre nesta segunda-feira (12) o período de inscrição para o PS Especial via notas do Enem; saiba mais.