Está mais do que comprovado que adotar o hábito da leitura é benéfico para saúde e para outros campos da vida, como os estudos.
Um estudo do jornal Neurology, de 2013, constatou que ler habitualmente preserva por mais tempo as habilidades mentais.
Outra pesquisa realizada em 2009 pela Universidade de Sussex descobriu que pode-se reduzir os níveis de estresse com a leitura.
Ou seja, ler é algo excelente para qualquer pessoa, independente da idade.
Leitura para metas de estudantes
Quando se fala em estudo para passar em vestibular, em concurso público ou obter uma boa nota no ENEM, por exemplo, a leitura pode agregar muito valor à jornada de aprendizagem.
Há muitos materiais em texto que devem ser lidos, compreendidos e interpretados. Hoje, com a alta da tecnologia, eles não estão somente nos livros físicos, mas em arquivos de PDF e e-books.
De qualquer modo, ler beneficia o aprendizado. Mas para isso deve ir além. É preciso compreender os que se lê. Em um post aqui do Notícias Concursos explicamos do que se trata a compreensão de textos e porque ela é importante para se dar bem em exames e vestibulares.
Quando se tem o hábito de ler essa compreensão ocorre de maneira muito mais fluida. Por isso é uma boa dica para quem está buscando bons resultados e declara que tem certa dificuldade na parte de linguagens.
Como adquirir o hábito e ler melhor
Para você que deseja adotar a leitura como método para estudar com mais potência, temos algumas dicas.
Leia um pouco todos os dias
Não termine o dia sem ter lido pelo menos algumas páginas. Pode ser um livro de sua escolha, um e-book, um jornal ou uma revista. É importante que o seu cérebro se acostume com a leitura diária e enxergue isso como parte de sua rotina.
De acordo com o método Milagre da Manhã, sobre o qual já falamos por aqui, 15 minutinhos por dia são o suficiente para você estar em dia com esse hábito.
Encontre a leitura perfeita para você
Indicações de amigos e parentes sobre livros podem ser boas. Mas não se apegue a isso antes de saber qual é o seu tipo de leitura preferido.
Há quem não goste de jeito nenhum de ler ficção científica. Mas por outro lado adora romances. Tem aqueles também que curtem somente gibis e mangás. Outros que se adaptam melhor lendo auto ajuda. Ache o seu estilo.
Isso é super importante na fase de adotar a leitura como hábito, pois se forçar pode causar um trauma e prejudicar as próximas vezes que você pegar um livro na mão. É algo que pode até afetar os estudos, pois você preferirá conteúdos que não precisem ser lidos e encontrará dificuldades em questões de interpretação, etc.
Leia e anote
Essa é uma dica final para quem lê para os estudos. Adote a escrita como uma aliada à prática da leitura. Ela irá ajudar você a assimilar os conteúdos estudados, a passar para o papel o que realmente entendeu, sintetizando as informações para trabalhar a sua memória.
Aqui no portal também já falamos sobre os benefícios de fazer resumos depois de aprender as matérias. Escrever à mão ou digitar resumos? Saiba o que é mais efetivo para os estudos.