Estudo remoto: 6 dicas para a família se acostumar melhor

Alguns hábitos devem ser cultivados neste período de isolamento

Neste período de isolamento, novos hábitos foram inseridos na rotina dos brasileiros. Como o estudo remoto, devido ao fechamento das escolas.

Mas esse pode ser um processo difícil de se acostumar. Por isso, veja, a seguir, seis dicas para se acostumar com o estudo remoto e manter o ritmo de estudos.

Dicas para as famílias lidarem com o estudo remoto

Rotina

Muitas pessoas têm dificuldade em estabelecer uma rotina, especialmente com as crianças.  Mas é preciso se organizar para isso, pois é uma função executiva importante e cria hábitos. Sempre estabeleça, portanto, um horário fixo para que seu filho possa se dedicar ao estudo remoto.

Área de estudo remoto

Separe um local longe de distrações quando a criança ou adolescente estiver estudando. Deixe sempre os materiais de estudo próximos, para evitar que o local vire uma confusão e o aluno tenha que buscar recursos no meio da aula.

Não deixe aparelhos sonoros ligados no momento da lição, próximo ao local de estudo, e evite chamar a atenção da criança ou tirar sua atenção da aula.

Limites

O momento de estudo remoto deve ser respeitado e outras pessoas devem entender que na hora não se deve chamar a criança, ficar passando no local ou mexendo em objetos do local. Evite passar pelo local, a menos que esteja auxiliando e orientando a criança neste momento.

Intervalos

Pausas ajudam a retomar a atenção e a concentração. Ela é necessária para que o aluno possa recarregar sua capacidade de estudo e continuar prestando atenção às aulas. Então faça como se o estudante estivesse na escola e estabeleça pausas curtas, entre 5 e 10 minutos.

Use a internet

Para o estudo remoto, a internet é um bom recurso. Use os sistemas de mensagens para tirar dúvidas, releia os materiais enviados pelo professor, busque outros recursos como vídeos, faça anotações e organize os estudos de um modo que facilite a compreensão. Se por acaso não tiver entendido algo, aproveite para anotar e depois já pergunte, assim que possível, ao professor.

É importante lembrar que o ano letivo não foi preparado para o ensino feito remotamente e não estamos acostumados com este modelo – muito menos as crianças.

Fonte: EVCOM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.