Estudo mostra que professores brasileiros têm orgulho da profissão - Notícias Concursos

Estudo mostra que professores brasileiros têm orgulho da profissão

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) realizou, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, um monitoramento inédito sobre as competências socioemocionais com professores. Dentre os professores ouvidos, 96% dos professores têm orgulho da profissão que exercem. 

O monitoramento foi feito em maio e junho de 2021 e contou com a participação voluntária de profissionais da rede estadual paulista. A pesquisa foi aberta a todos dos professores da rede por meio de formulário on-line.

Mais de 40 mil professores brasileiros participaram da pesquisa. A maioria deles afirmou que respeito e justiça são as competências mais relevantes para a atuação docente. Dentre os ouvidos, 90% afirmaram que se sentem animados por trabalhar com estudantes e felizes quando se conectam com eles.

Desenvolvimento socioemocional

De acordo com o vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos de Lima, antes da pandemia a educação já tinha desafios muito importantes quanto a sua qualidade.

“Com o período de escolas fechadas, obviamente, o impacto ficou maior, e uma das coisas que começaram a aparecer foi o desenvolvimento socioemocional do estudante. Mas, como discutir o desenvolvimento socioemocional do estudante sem discutir o desenvolvimento do próprio professor? Falamos com quase 43 mil professores e tivemos alguns achados megaimportantes. Por exemplo, a ideia de grande maioria sente orgulho da profissão, que é importante, já que o senso comum tem um entendimento distinto desse”, destacou.

O estudo revela ainda que os professores têm o desejo de ajudar os alunos a lidar com suas emoções. Além disso, os docentes gostariam de ter apoio para seu desenvolvimento socioemocional, principalmente no que diz respeito ao autocontrole emocional. 

A maioria dos docentes, mais de 95%, reconheceu ainda que as 18 competências apresentadas pelo estudo são importantes para a prática docente.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Cursinho Pró-Enem da UFPB recebe inscrições para novas turmas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?