Estudo do Unicef aponta que Brasil tem quase 1,4 milhão de crianças e adolescentes fora da escola

Com dados do IBGE, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realiza estudo que aponta número de crianças e adolescentes brasileiros que estão fora das escolas. De acordo com o estudo, o país tem quase 1,4 milhão de brasileiros entre 6 e 17 anos fora da escola.

O levantamento, que usou dados do IBGE sobre os impactos da pandemia da covid-19 em outubro do ano passado, ainda revela que 5,5 milhões de estudantes nessa faixa etária não tiveram atividades escolares em 2020 devido à pandemia. Desse modo, o estudo reforça o fato que muitos estudantes ficaram sem acesso a atividades educacionais em 2020 por conta do fechamento das escolas.

De acordo com estudo do Unicef, o número de crianças e adolescentes fora da escola são superiores aos números de 2019. Conforme a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, a média nacional de 2019 foi de 2% de brasileiros dessa faixa etária sem matrículas em escolas. Já o percentual dos que não frequentavam a escola em 2020 foi de 3,8% (1,38 milhão).

“Fracasso escolar”

Além disso, o estudo Enfrentamento da cultura do fracasso escolar revelou ainda dados quanto à reprovação e alunos e do abandono escolar. Conforme os dados, mais de 2 milhões de alunos brasileiros foram reprovados, sendo a maioria do sexo masculino.

Os dados do Censo Escolar 2019, realizado antes da pandemia, revelam que no ano retrasado mais de 600 mil crianças e adolescentes abandonaram a escola. O Unicef e especialistas da área da educação vem alertando para o perigo do aumento do abandono e da evasão escolar por causa do fechamento das escolas por longo período durante a pandemia.

De acordo com Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef no Brasil, há “uma naturalização do fracasso escolar” no Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Educação: MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.