Estude História Geral com 7 filmes célebres

Os diversos períodos da História baseiam questões de vestibulares, Enem, assim como concursos.

Podem estar contextualizados na parte que aborda a matéria ou então em temas da atualidade. A saber, tudo depende da banca e do que se deseja como resposta. Além disso, conhecer mais sobre história ajuda na elaboração da redação, componente de todas essas provas.

Para estudar com mais leveza, sugerimos filmes, que agregam valor ao aprendizado dos livros e demais materiais. Conheça sete opções!

1 – 1917

Um dos poucos filmes para estudar o contexto da Primeira Grande Guerra. Lançado em 2019, o enredo gira em torno de dois soldados britânicos em uma missão de vida ou morte em pleno território inimigo.

2 – A Lista de Schindler

Entre tantos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, podemos indicar o clássico de 1993 A Lista de Schindler. Ele foca na história de Oskar Schindler, alemão influente diante do partido nazista que abdicou de suas posses para tentar salvar a vida de judeus.

3 – O Último Rei da Escócia

Boa referência do cinema para entender um pouco mais sobre a história da África contemporânea. A trama de O Último Rei da Escócia, narrada por um médico escocês, revela a tirania de Idi Amin, um dos mais terríveis líderes do continente na década de 70.

4 – For Sama

Esse é um documentário sobre os conflitos na Síria, mais precisamente em Alepo, maior cidade do país. A história é contada sob a ótica de uma família que vivencia essa guerra, nos ajudando a enxergar como é o terror de estar em meio ao confronto.

5 – Troia

O filme de 2004 narra a épica guerra de Troia, inspirando-se no poema Íliada, de Homero. É uma excelente dica para os estudos sobre Grécia Antiga e Helenística.

6 – Spartacus

Para quem deseja entender mais a respeito do Império Romano e a revolta dos escravos à época, vale assistir um clássico das telonas: Spartacus, de Stanley Kubrick, lançado em 1960.

7 – O Nome da Rosa

O Nome da Rosa, longa de 86 baseado no livro homônimo de Umberto Eco, tem como tema central a restrição à informação, assim como ao conhecimento na Idade Medieval, atrelada ao poder da igreja sobre questões ideológicas. A saber, o filme consiste em um retrato quase que fiel do período.

E então, curtiu as dicas de filmes?

Não deixe de conhecer também – Atualidades: Filmes que abordam o Tráfico de Pessoas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.