A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.
O ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos diversos centros de aplicação no Brasil.
Nós sabemos que a preparação para o ENEM exige muita dedicação por parte do estudante. Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
O artigo de hoje separou um resumo com 5 dicas incríveis para te ajudar a estudar para o ENEM 2023. Vamos conferir!
Não basta criar um plano de estudos qualquer: ele precisa ser específico para a prova do ENEM.
Se o seu objetivo é conseguir um bom desempenho na prova do ENEM, você precisa de um cronograma que te ajude a organizar seu tempo e aproveitar ao máximo os momentos de estudo para que todos os conteúdos que podem ser cobrados na prova sejam estudados antes do dia de aplicação da mesma.
Evite usar planos de estudo que já estão prontos na Internet: crie o seu próprio cronograma, que deve ser personalizado para os seus objetivos.
Uma boa dica para quem quer criar um cronograma de estudos do zero é ler o edital do ENEM com atenção e entender quais serão os assuntos cobrados pela prova. A partir disso, você pode dividir as matérias que devem ser estudar em relação ao tempo que você possui para a sua preparação.
A prova do ENEM possui uma série de peculiaridades que a tornam diferentes de provas de muitos vestibulares brasileiros. Assim, é importante que como parte da sua preparação você entenda o formato do exame.
Tenha em mente que a prova do ENEM é composta pela redação e mais quatro áreas de conhecimento. São elas:
Parece estranho ouvir isso, não é mesmo? Mas é a mais pura verdade.
As questões do ENEM possuem um formato muito específico. Elas são baseadas em textos grandes e que devem ser interpretados, tanto na parte de linguagens humanas como na parte de biológicas e exatas. Dessa maneira, você deve lidar com essas questões com muita atenção e não necessariamente da mesma forma que você faria com perguntas de vestibulares mais diretos e objetivos, como aquele da Fuvest, por exemplo.
Em primeiro lugar, é importante que você leia questões do ENEM de forma eficiente, ou seja, prestando muita atenção e fazendo anotações ao longo da sua leitura. Durante a leitura e interpretação, anote palavras-chave e conceitos que irão te ajudar a chegar em uma resposta quando você estiver pensando sobre ela.
Não deixe para praticar essa estratégia no dia da prova: comece desde agora, inserindo essa técnica nos seus estudos de todos os dias.
Por falar em questões do ENEM, é extremamente importante que você insira a resolução de questões ao longo dos seus estudos.
Para a prova do ENEM, não basta estudar somente com a teoria das matérias. É claro que elas são importantes, mas resolver questões com frequência é fundamental para que você entenda como os temas são abordados pelas perguntas de cada uma das quatro seções do ENEM e também para que você entenda o formato das questões.
Treine a resolução das questões com o método que mencionamos e veja como você será capaz de resolver as questões de forma muito mais eficiente e sem perder tempo.
Busque inserir a resolução de questões de forma frequente no seu plano de estudos: sempre que você acabar de estudar a teoria de uma matéria você pode, por exemplo, resolver algumas questões.
Antes de começar a estudar, é importante identificar quais são seus pontos fortes e fracos em cada disciplina que é cobrada pela prova do ENEM.
Todos nós temos pontos fortes e fracos nos estudos e entender isso pode te ajudar a focar mais a sua preparação nas áreas que precisam ser melhoradas e garantir que está aproveitando seu tempo de estudo da melhor forma possível.
Para entender o seu perfil você pode, por exemplo, fazer um simulado do ENEM e analisar o seu desempenho.