A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.
O ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos centros de aplicação no Brasil.
A nota obtida na prova do ENEM pode ser usadas para diversos fins: SISU, FIES e também estudar no exterior. Se o seu sonho é estudar fora, saiba que pode ser mais fácil do que você imagina.
Para te ajudar, o artigo de hoje um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o processo de candidatura para universidades estrangeiras com a nota do ENEM. Vamos conferir!
Estudar fora com a nota do ENEM: será que é possível?
Muitos estudantes não sabem disso, mas diversas universidades do exterior aceitam a nota do ENEM como parte da candidatura de estudantes brasileiros. É o caso, por exemplo, de instituições nos Estados Unidos, em Portugal, no Reino Unido, na Irlanda e na Polônia.
Estudar fora com a nota do ENEM: Estados Unidos
A New York University e a Temple University são duas das instituições dos Estados Unidos que aceitam o exame.
No caso dessas duas universidades, a nota do ENEM pode ser usada como parte da sua candidatura, ao lado de outros elementos, como as redações (essays) e as suas notas da escola. A vantagem é que ao apresentar a pontuação obtida no ENEM você não precisa fazer nenhum tipo de prova americana, como o SAT.
Estudar fora com a nota do ENEM: Portugal
Mais de 30 universidades portuguesas aceitam a pontuação do ENEM. Contudo, vale ressaltar que você deve ter realizado o exame há, no máximo, 3 anos antes da sua candidatura. Dentre as instituições que aceitam o exame, podemos citar:
- Universidade do Porto;
- Universidade de Lisboa;
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade do Algarve.
Estudar fora com a nota do ENEM: Reino Unido
Além dos países que mencionamos, o Reino Unido também conta com instituições que aceitam a nota do ENEM, como University of Bristol, Kingston University e University of Oxford.
Contudo, devemos destacar também que a nota do ENEM não é o suficiente para a aceitação nessas instituições: ela será acompanhada por outros elementos da sua candidatura, como nota obtida na prova de proficiências em inglês, histórico escolar e atividades extracurriculares.
Estudar fora com a nota do ENEM: Irlanda
Algumas universidades da Irlanda aceitam a nota do ENEM, como a University College Cork.
Contudo, essa instituição possui alguns critérios específicos para o uso da nota do ENEM, como ter cursado ao menos um ano em uma instituição de nível superior e ter obtido, no mínimo, uma média de 7.
Estudar fora com a nota do ENEM: Polônia
A nota do ENEM pode ser usada para ingresso em universidades polonesas. A Jagiellonian University, por exemplo, é uma das instituições em que o exame pode ser usado.
Contudo, a nota do ENEM não é o único critério para ingresso, uma vez que ela será avaliada ao lado de outros elementos que você deverá apresentar, como notas obtidas ao longo do ensino médio, atividades extracurriculares e nota na prova de proficiência em inglês.
ENEM 2023: principais datas
É fundamental que você tenha as principais datas do ENEM 2023 na cabeça. Fique ligado: as inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023. Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 de junho.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. No primeiro dia, os candidatos irão responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ainda, eles deverão também escrever uma redação. No segundo dia de provas, os candidatos deverão responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Por fim, a divulgação dos resultados do ENEM 2023 irá acontecer no dia 16 de janeiro de 2024.