Estudar para concurso e trabalhar: Ideias para encontrar tempo

Dividir a rotina entre estudar e trabalhar é algo que faz parte da vida de muitas pessoas. Conciliar os dois para alcançar as metas é que parece ser um problema para alguns.

Encontrar tempo se mostra uma das principais dificuldades para esses estudantes, que buscam bons resultados em concursos públicos, vestibulares, Enem ou se dedicam à faculdade.

Você passa por isso? Selecionamos algumas estratégias que podem te ajudar nesse sentido, podendo ser adaptáveis ao seu estilo de vida, de trabalho e necessidades.

1 – Acorde mais cedo

Colocar o despertador para tocar mais cedo pode ajudar você a se organizar para estudar antes de ir para o trabalho. Nem que seja meia horinha de um estudo bem focado já é de grande valia.

2 – Reduza o horário de almoço

Seja home office – bem comum neste ‘novo normal’ – ou no trabalho fora, você precisa ter sua hora de almoço, certo? Então, caso precise, reduza esse tempo para que sobre alguns minutos para estudar um pouco. Selecione uma vídeo aula, um áudio book ou um PDF para ler nesse momento.

3 – Estude no trajeto no transporte público

Quem vai ao trabalho de transporte público pode trocar a música ou a série da Netflix no trajeto por algum material de estudo. Há quem diga que não consegue se concentrar ou que acaba ficando com sono. Mas tudo depende de tentativa e treino.

Então, na próxima ida ou volta no ônibus / metrô busque ler aquele texto urgente para seu estudo ou então pelo menos ouvir o áudio da aula sobre um tema importante. Apostar no Kindle

4 – Cancele alguns compromissos de lazer

Essa estratégia é bem difícil para alguns estudantes, mas super necessária. Tenha em mente que seu estudo deve se tornar uma prioridade e, para isso, você deve fazer escolhas. Uma delas é deixar de lado alguns compromissos.

Claro que não precisam ser todos, como o aniversário de sua irmã ou um final de semana imperdível na praia, por exemplo. Mas tente equilibrar esses eventos de lazer para que não atrapalhem sua rotina de aprendizado.

5 – Tente tirar férias na fase decisiva do estudo

Aqueles que trabalham com CLT ou que têm a possibilidade de tirar férias, optem por fazer isso em uma fase decisiva dos estudos. No caso de quem presta concurso, por exemplo, pode fazer sentido escolher logo após a divulgação do Edital. Afinal, consiste na época em que você já saberá o que deve realmente estudar, qual a data da prova, etc.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Trabalho, estudo e família: Como fazer tudo e ter sucesso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.