Você sabia que as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil já começaram? O Fies 2026 promete abrir novas portas para quem quer realizar o sonho do ensino superior em uma instituição privada, contando com financiamento exclusivo do governo.
A partir desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, milhares de vagas estão à espera de estudantes que buscam apoio financeiro para a graduação. Descubra tudo sobre prazos, requisitos, o passo a passo para se inscrever e os detalhes do programa que podem fazer toda a diferença no seu futuro acadêmico e profissional.
Inscrições abertas para o Fies em 2026
Os interessados em garantir uma vaga no ensino superior já podem realizar sua inscrição no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fies. As inscrições seguem abertas de 3 a 6 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Não há cobrança de taxa de inscrição. Cada candidato poderá escolher até três opções de curso e modificar suas escolhas durante o período de inscrição.
Oferta de vagas e abrangência
O primeiro semestre do Fies de 2026 está oferecendo 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições de ensino de todo o Brasil, incluindo universidades, faculdades e centros universitários. Ao todo, são quase 20 mil opções de cursos e turnos disponíveis para quem deseja iniciar seus estudos financiados pelo programa.
Para todo o ano de 2026, a previsão é de que sejam ofertadas 112.168 vagas, considerando também a seleção do segundo semestre, e as vagas restantes não ocupadas nesta primeira edição.
Quem pode se inscrever no Fies em 2026?

Podem concorrer às vagas do Fies os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, desde que tenham atingido uma média aritmética mínima de 450 pontos nas cinco provas e não tenham zerado a redação. Além disso, é exigido que a renda bruta familiar mensal, por pessoa, não ultrapasse três salários mínimos.
Critério de classificação e prioridade na seleção do Fies
A classificação dos candidatos será realizada conforme as notas obtidas no Enem, seguindo ordem decrescente. O processo observa critérios de prioridade entre diferentes perfis de candidatos, organizados da seguinte forma:
- Estudantes que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil;
- Quem ainda não concluiu o ensino superior, mas que já teve financiamento e o quitou;
- Graduados que nunca tiveram acesso ao financiamento;
- Graduados que já utilizaram o Fies e quitaram a dívida.
Vagas reservadas para o Fies Social
Em 2026, o Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Esses candidatos poderão solicitar o financiamento integral, que cobre 100% dos encargos educacionais.
Interessados que se enquadram nessa reserva ficam dispensados de comprovar renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), porém precisam comparecer à comissão para validação de demais informações. Havendo dúvidas sobre a renda declarada, a apresentação de documentação complementar pode ser exigida.
Para pessoas com deficiência, é necessário apresentar laudo médico com referência ao Código Internacional de Doenças (CID), independentemente da modalidade de vaga escolhida.
Como funciona o resultado e a lista de espera do Fies
O resultado da pré-seleção será divulgado em chamada única, prevista para o dia 19 de fevereiro de 2026. O estudante será pré-selecionado em apenas uma das opções de curso informadas. Após ser pré-selecionado, é preciso acessar o Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro para complementar a inscrição e garantir a vaga.
Aqueles que não forem chamados na primeira lista entrarão automaticamente em uma lista de espera, que permanecerá aberta de 26 de fevereiro a 10 de abril, conforme a ordem de classificação.
Documentação e acompanhamento
Todos os candidatos devem ficar atentos aos procedimentos exigidos pelo edital, incluindo a apresentação de documentos e o cumprimento de todas as etapas. Perder datas importantes pode resultar na desclassificação e na consequente perda da vaga, o que torna o acompanhamento dos canais oficiais do programa indispensável.
Entenda o Fies
Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação em instituições privadas que possuam boa avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O financiamento é oferecido a estudantes que se enquadram nos critérios do programa e passam pelo processo seletivo regulado por edital próprio.
O Fies tornou-se uma das principais iniciativas para democratização do acesso à educação superior no Brasil, oferecendo condições especiais de financiamento e ampliando as possibilidades para milhares de jovens e adultos alcançarem seu diploma universitário sem interferir diretamente no orçamento familiar durante a formação acadêmica.
Deseja se manter informado sobre os principais programas de acesso à educação superior, mudanças em processos seletivos e novas oportunidades para estudantes em todo o país? Acompanhe as atualizações e confira outras notícias no Notícias Concursos para estar sempre um passo à frente em assuntos educacionais.

















