Estudante da Bahia cria jogo digital sobre o coronavírus - Notícias Concursos

Estudante da Bahia cria jogo digital sobre o coronavírus

Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, dividido em três fases e, a cada pergunta respondida corretamente, o jogador vai fortalecendo seu sistema imunológico contra a Covid-19

O Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) de Salvador, com sede no Colégio Central da Bahia, no bairro de Nazaré, está desenvolvendo uma série de atividades remotas com os estudantes e uma delas é a Oficina de Biotecnologia, chamada Biotec.

Nesse curso prático do CJCC, o estudante Anderson Conceição, 17, criou pela plataforma Scratch (destinada à criação de jogos digitais) o Coronagame, um jogo sobre o novo coronavírus. Didático e divertido, o entretenimento dissemina o conhecimento e os participantes “aprendem brincando” sobre o tema. Nesta sexta-feira (26), às 15h, o estudante fará uma live para apresentar o jogo.

Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, dividido em três fases e, a cada pergunta respondida corretamente, o jogador vai fortalecendo seu sistema imunológico contra a Covid-19. Quando ele erra, recebe avisos de que corre risco de ser contaminado.

O estudante Anderson Conceição, 17, 3º ano do Colégio Estadual da Bahia, falou sobre o objetivo e a importância do jogo que idealizou. “Quando o coronavírus chegou à Bahia, aumentou a necessidade de desenvolver uma ferramenta lúdica e pedagógica para que os estudantes, familiares e a sociedade em geral adquirissem conhecimento sobre o assunto e, assim, pudessem adotar todas as medidas preventivas necessárias. Eu me sinto muito agradecido por ter desenvolvido o meu segundo projeto no CJCC com a orientação da professora Aidil, que mesmo à distância, por causa do isolamento social, me orientou da melhor forma possível”, revela

A professora do Núcleo de Ciências da Natureza do CJCC Salvador e orientadora da oficina Biotec, Aidil Garcez, conta que ao terem sido surpreendidos no início do ano letivo com a pandemia do coronavírus no Brasil, ela e seus alunos começaram a dialogar sobre o tema. “Fizemos uma ação informativa no CJCC, ainda presencial, e, logo após essa atividade, Anderson teve a ideia de construir um jogo digital com esta temática.

Então, começamos a discutir como seria a estrutura do jogo, mas, em seguida, veio a suspensão das aulas e, com ela, o desafio de desenvolver o projeto remotamente. Por mais que as novas tecnologias estejam inseridas nas nossas práticas pedagógicas, nunca tinha orientado um projeto à distância. Mas a ideia era boa que não queríamos abandoná-la. Para desenvolvermos o jogo, a tecnologia foi imprescindível para o processo de construção e orientação”, contou a educadora.

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. Informações da Secretaria de Educação de Salvador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?