A forma como uma empresa monta sua estrutura é diferente de uma para outra, porém as funções são basicamente as mesmas. Portanto, esses e outros critérios de departamentalização definem a estrutura organizacional.
O desenho que a organização monta da sua estrutura, chama-se organograma.
Os principais critérios de departamentalização são:
- Pessoas
- Funções
- Produtos
- Clientes
- Área Geográfica
Uma empresa utiliza, dependendo da sua estratégia ou situação, mais de um critério.
Definição dos critérios
Vamos, portanto, analisar cada um desses critérios e como cada um funciona, para que você, empreendedor, saiba encaixá-lo na sua empresa.
As organizações são:
1- Pessoas
Uma forma simples de montar sua estrutura organizacional é distribuindo funções para as pessoas, conforme suas especialidades.
Não há uma estrutura formal de cargos, muito comum em pequenas empresas, onde as tarefas são redistribuídas em função do deslocamento de pessoas, porém com o crescimento essa vantagem torna-se uma desvantagem.
A comunicação é realizada de forma muito direta, e qualquer pessoa pode resolver qualquer problema.
2- Funções
Atribui a cada departamento a responsabilidade por uma função na empresa como financeiro, marketing, recursos humanos etc.
Nesse tipo de estrutura organizacional, um administrador-geral comanda o conjunto todo.
Cada integrante é responsável por uma função específica.
- Operações: produção, manutenção, engenharia, utilidades
- Marketing: vendas, promoção, pesquisa, assistência técnica
- Finanças: administração financeira, tesouraria, contabilidade
- Logística: compras, armazéns, distribuição
- Recursos humanos: pessoal, serviços gerais, segurança, benefícios
Esse modelo de estrutura é apropriado empresa de qualquer tamanho, desde que sejam operações simples e poucos produtos.
Essas empresas que são estruturadas por funções, nem sempre existe um departamento para cada função, nem um gerente exclusivo para cada departamento.
Geralmente, nas pequenas empresas, o responsável principal é quem acaba acumulando cargos, conforme a necessidade.
3- Produtos
Nessa estrutura a empresa produz mais de um produto ou serviço, com diferenças entre eles, e os produtos são separados de acordo com o tipo de produto ou serviço.
O planejamento, o fornecimento e a distribuição são tratados cada um de forma especializada.
4- Cliente
Essa estrutura organizacional é aconselhada para empresas que atendem diferentes tipos de clientes.
É uma forma segura de especializar e personalizar o atendimento, garantindo assim a satisfação dos clientes.
Porém, uma empresa organizada por cliente, tem em sua formação um departamento para cliente. Geralmente, é uma empresa terceirizada que presta esses serviços.
Cada cliente tem uma conta e a pessoa responsável chama-se gerente de conta.
5- Geográfica
Nesse tipo de organização, a empresa possui atividades produtivas e administrativas em uma matriz, porém, as operações estão em áreas de vendas e de prestação de serviços.
Cada um desses locais de operações tem uma autonomia parcial para administrar recursos e tomar decisões.
A vantagem dessa organização estrutural é a capacidade de focalizar as necessidades dos consumidores, fornecendo assim, serviços mais rápidos e especializados.
Essas foram algumas dicas sobre as estruturas que sua empresa pode escolher para desenvolver os negócios, lembrando que algumas empresas, acabam utilizando mais do que uma estrutura, dependendo dos objetivos que ela pretende atingir e como fará isso.