O estresse e a ansiedade nos estudos podem surgir em tempos difíceis. Pode ser um problema pessoal, familiar ou até mesmo de grandes proporções, como a pandemia de coronavírus que enfrentamos atualmente.
Se você tem sofrido com essas sensações, acompanhe quatro dicas que selecionamos. Talvez elas possam te ajudar.
1 – Respeite os seus limites
Você está com tanta ansiedade para atingir seus objetivos – passar no vestibular / concurso ou tirar boa nota no ENEM – que acaba ultrapassando os seus próprios limites. Isso é comum, porém, bastante prejudicial.
Dedique-se ao estudo e dê o seu máximo, mas não mais do que você pode e suporta. Respeite quando estiver esgotado (a) mentalmente ou quando sentir que seu corpo está dando sinais de estafa, por exemplo.
Faça pausas, dê um dia de descanso para se recuperar e tudo bem quanto a isso.
2 – Não se compare a outras pessoas
Respeitar sua individualidade e suas diferenças é super importante para não gerar ansiedade.
Por isso, não é indicado ficar se comparando o tempo todo com outras pessoas, mesmo que estejam com as mesmas metas que você.
Cada pessoa encara a meta em questão de uma maneira, tem uma história de vida, uma estrutura, oportunidades e problemas diferentes. Então, pense em como você pode lutar pela aprovação. E não como outras pessoas estão fazendo isso e querer fazer igual.
3 – Tente fazer alguma atividade física
Não é preciso se matricular em uma academia e nem fazer exercícios pesados. Basta um alongamento diário para que o seu corpo e mente comecem a entender que você busca certo equilíbrio.
Fisiologicamente, a prática de atividades físicas estimulam a produção de substâncias, como a endorfina e a serotonina, que proporcionam relaxamento, bem-estar e diminuem o estresse e a ansiedade.
4 – Dê nome para seus sentimentos
É bem normal passarmos por períodos difíceis e não conseguirmos nem expressar o que estamos sentindo. Assim fica complicado resolver esses problemas.
Uma dica bacana para resolver isso é dar um nome aos seus sentimentos. Pare e pense no porquê você está daquele jeito e se há motivos. Tente passar para o papel essas sensações.
Esperamos que tenha gostado das soluções. Algumas delas parecem básicas demais, mas na prática, é possível perceber bons resultados. Fique bem e bons estudos!