Canal do Professor é lançado no Paraná para auxiliar profissionais na pandemia

Ferramenta contará com pelo menos 3 lives de formação por dia, em horários fixos e um chat de comunicação entre os educadores e Secretaria.

Professores da rede estadual de ensino do Paraná contam, a partir desta segunda-feira (01), com uma ferramenta que promete auxiliá-los nas aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se do Canal do Professor, lançando pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e que contará com pelo menos 3 lives de formação por dia, em horários fixos e um chat de comunicação entre os educadores e Secretaria.

A ferramenta pode ser acessada também no aplicativo Aula Paraná (disponível para Android e iOS). As chamadas Lives de Formação fazem parte de uma programação especial realizada pela rede estadual com o objetivo de formar os professores em diversas soluções tecnológicas disponíveis para as salas de aula.

O foco é apresentar ferramentas tecnológicas específicas para cada disciplina, como museus virtuais, produção de vídeos, meets e mais alternativas pensadas para cada professor. As disciplinas incluem Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Química, Matemática, Física, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Arte e História.

As lives também estarão disponíveis em um canal no Youtube.

Necessidade em tempos de pandemia

Na última semana, o Portal Notícias Concursos publicou uma matéria mostrando que 88% dos professores nunca tinham dado aula à distância de forma remota e que 83,4% não se sentem preparados. A pesquisa, realizada pelo Instituto Península, revelou o desafio que muitos educadores têm tido em lidar com a tecnologia por conta da pandemia do coronavírus que suspendeu as aulas presenciais no país.

Muitas iniciativas têm surgido para suprir essa necessidade urgente dos educadores. O Canal Futura, por exemplo, lançou um guia para dar suporte aos professores que querem utilizar recursos digitais e audiovisuais no processo de aprendizagem de seus alunos. Os vídeos oferecem orientações rápidas de especialistas em filmagem e de outros professores, e dicas de produção, edição, distribuição e de como ter boas ideias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.