Em diversos momentos da vida, as metas nos mantêm focados e o estabelecimento delas é muito comum. Ao definir objetivos nos estudos, você fica mais ciente do que precisará para seguir em frente.
Por isso, ao determinar a meta de estudar em casa no sábado à noite, o estudante terá pensado no processo e, ao fazê-lo, terá feito concessões para outras coisas que normalmente faria nesse dia.
Todavia, o ponto principal disso é: o estabelecimento de metas nos ajuda a nos concentrar no resultado final.
Metas são como promessas que fazemos ao nosso futuro. Não existe um momento certo para começar a defini-las, então você nunca deve permitir que alguns contratempos o derrubem se você sentir que está fora do caminho. Acompanhe o artigo e aprenda a definir metas nos estudos.
Definindo metas nos estudos
Existem três palavras-chave para ter em mente ao definir suas metas:
- Positivo
- Realista
- Objetivos
Seja positivo
Existem diversos livros escritos sobre o poder do pensamento positivo. Muitos indivíduos acreditam que o pensamento positivo é um fator essencial quando se trata de sucesso, mas não tem nada a ver com poderes místicos ou magia.
Os pensamentos positivos servem apenas para o manter no caminho certo e o impedem de se prender a um medo negativo.
Ao definir metas, concentre-se em pensamentos positivos. Não use palavras como “Não vou reprovar no concurso”. Isso apenas manterá a noção de fracasso em seus pensamentos. Em vez disso, use uma linguagem positiva:
- Vou passar em determinada disciplina.
- Serei aprovado no vestibular.
- Vou aumentar minhas pontuações nos próximos concursos.
Seja realista
Não se deixe decepcionar estabelecendo metas que você não pode alcançar de forma realista.
O fracasso pode ter um efeito cíclico. Se você definir uma meta que não pode ser atingida e errar o alvo, provavelmente perderá a confiança em outras áreas.
Por exemplo, se você reprovar em um concurso público e resolver melhorar seu desempenho, não estabeleça a meta de uma nota final determinada se isso não for matematicamente possível.
E então, gostou das dicas? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: usuários relatam dificuldade para mexer na quantia.