Existem algumas atividades relativamente simples que podem ajudar a estimular a memória das crianças. Afinal, são exercícios que demandam concentração, o que contribui para o desenvolvimento dessa função cognitiva da criança. Para te ajudar nessa missão, desenvolvemos este conteúdo com algumas dicas bem legais. Continue lendo e saiba mais!
Dicas de como estimular a memória das crianças
As crianças se conectam com o mundo por meio da fantasia e do lúdico, enquanto vão aprendendo sobre tudo o que existe à sua volta. Isso quer dizer que utilizar a ludicidade e as brincadeiras para estimular a memória das crianças é uma boa ideia.
É com base nisso que selecionamos algumas dicas bem bacanas para você. Veja só:
1. Jogo da memória
O jogo da memória é um clássico, não é mesmo? Se for possível adquirir um jogo que seja de algum personagem ou desenho que a criança gosta, será ainda mais legal, pois há mais chances de ela se conectar com a atividade.
Outra forma de ter um bom jogo da memória é confeccionando um com o seu filho, usando figuras impressas, por exemplo.
2. Solicitar que a criança conte algo que aconteceu no seu dia
Antes de dormir, considere solicitar que a criança conte sobre alguma coisa que aconteceu no dia dela. Porém, não solicite isso de qualquer maneira, mas, sim, faça-a contar com mais detalhes.
Isso fará com que ela exercite a memória a respeito do que aconteceu ao longo do dia, e fomentará uma maior concentração na criança.
De quebra, você terá a oportunidade de saber algo de legal que aconteceu no dia da criança.
3. Brinque de teatro e encenação
O teatro também é uma forma de estimular a memória das crianças. Afinal, o pequeno precisará decorar a fala e os movimentos do corpo para conseguir fazer a encenação. Além disso, a família toda poderá se divertir com essa brincadeira, não é mesmo?
4. Cante com a criança para ela memorizar as letras
As músicas infantis podem ajudar as crianças a se divertirem bastante, dançando e cantando. A parte de cantar, por sua vez, é a responsável por estimular a memória, já que a criança precisará se lembrar do que é cantado para conseguir executar essa atividade.
5. Brinque de observação e descrição
Você pode escolher objetos ou gravuras e mostrar para a criança, pedindo que ela preste atenção em cada detalhe. Depois disso, esconda esse objeto ou essa gravura e peça para que o pequeno comece a descrever o que ele viu, com o máximo de detalhes que ele lembrar.
Isso fará com que ele exercite a capacidade de recordar o que vê no dia a dia.
6. Estimule a leitura de livros
Por fim, a leitura de livros também ajuda a estimular a memória das crianças. Afinal, para dar continuidade à sua leitura, a criança precisa memorizar o que já havia lido anteriormente. Por isso, presenteá-la com livros de historinhas pode ser uma boa ideia.
Pense nessas dicas e use a sua criatividade na hora de estimular a memória dos seus filhos!