Estas Áreas Estão em Alta em 2021

Imagem: wdrfree.com

O mundo passa por mudanças imensuráveis em diversos campos  em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sociedade, cultura, finanças sairão desta fase com transformações claras que sem dúvida nenhuma moldarão o comportamento das pessoas.

Com o universo empreendedor e mercado de trabalho não é diferente.

O advento do isolamento social trouxe mudanças e acelerou transformações que estavam eminentes porém, a necessidade de se aprender a produzir sem o contato social se fez emergencial e acabou por transformar a relação entre entre produtor e cliente.

No ano de 2020 os setores que mais cresceram em comparação com o mesmo período do ano anterior foram o varejo, vendas e e-commerce.

A demanda por serviços e produtos online aumentou em uma proporção gigantesca e os trabalhadores que atuam na área digital e comércio eletrônico são os que mais tem sido buscados nos dias atuais.

Marketing Digital, Logística e o Gerenciamento da Cadeia de Produção(Supply Chain) são os setores que garantem desde a visualização do produto ou serviço até a chegada destes nas mãos dos clientes.

Dados dão conta de que a área de E-Commerce cresceu quase 50% em 2020.

Na área do Varejo, os setores de atendimento ao cliente, suporte e vendas se tornaram ainda mais essenciais e seguem crescendo no campo das contratações por estes profissionais.

Outra profissão que foi projetada em decorrência de toda esta transformação mundial foi o Telemarketing que registrou um crescimento de 67% no ano de 2020. De acordo o LinkedIn(maior rede social profissional do mundo), este setor é um dos que mais contratam jovens com média de idade de 21 anos.

Dados desta mesma rede social profissional apontam que grande parte dos jovens que hoje atuam com o Telemarketing migraram de outras carreiras como caixa ou vendedores transformando assim seu foco de carreira profissional.

Habilidades e Carreiras Promissoras

Além destes setores impulsionados pela transformação decorrente do isolamento social, outras profissões e habilidades sem dúvida percorrem a mesma projeção de alta contribuindo para uma ampliação de possibilidades para quem já traz certa experiência e habilidade nestas áreas.

No que se refere a Vendas, o profissional que traz em seu rol de competências e habilidades o pré e pós venda, negociação e gestão comercial além do planejamento de negócios poderá se destacar em cargos como Gerente de Vendas, Assistente Operacional de Vendas ou Coordenador e Supervisão do Departamento Comercial.

Já quem tem habilidades na área de logística como Gerenciamento de Depósito, Controle de Depósito e Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos terão destaque na carreira de Diretoria de Suprimentos, Gerência ou Análise de E-Commerce, Técnico em Logística entre outros segmentos.

Para quem se destaca no trato com clientes e atendimento ao público, vendas diretas ou SAC(Serviço de Atendimento ao Consumidor/Cliente); as carreiras em franca expansão são as de Operador, Especialista ou Representante de Telemarketing.

Ainda aproveitando a experiência e capacidade de lidar com público, os cargos de Líder de Atendimento ao Cliente Especialista em Rede de Atendimento e Gerente de Experiência do Cliente estão em franca expansão no campo das contratações.

Hoje, além de toda a dinâmica de atrair clientes, a habilidade de atender pessoas com dúvidas ou reclamações é algo muito procurado pelas grande redes de e-commerce, uma vez que sites de reclamações e redes sociais acabam por proporcionar um canal direto entre quem oferece o produto e o cliente final.

De olho neste campo virtual, o Marketing Digital traz grandes possibilidades de sucesso na carreira para quem já tem habilidade em produzir conteúdos em marketing como os Gerentes de Mídias Sociais, Especialista em Estratégias de Posicionamento, Produtores de Conteúdo com conhecimento em SEO e Consultores de Marketing Digital.

No que diz respeito ao Varejo, o profissional com habilidades em merchandising, vendas no varejo marketing digital e atendimento ao cliente podem buscar oportunidades como Especialista em Merchandising e Marketing Digital além de Profissional de Experiência do Usuário.

Como podemos perceber, o mundo coorporativo e profissional se renova e se adapta a todo momento. Seguindo tendências de mercado e transformações no comportamento de toda uma sociedade, a forma de produzir, de promover seu serviço/produto já vinham tendendo ao comércio digital há alguns anos.

O isolamento social acabou por acelerar estas adaptações e também aumentou a demanda por profissionais que podem atender a diversas necessidades do mercado de trabalho em home office.

O que antes era uma espécie plano B das empresas ou trabalhadores autônomos para vender e promover seu produto ou serviço, hoje é uma estratégia primordial para ser bem sucedido profissionalmente.

Ao mesmo tempo, as oportunidades de trabalho migraram potencialmente para o campo digital e para as mídias sociais.

Por isso, é mais do que imprescindível que se busque cada vez mais conhecimentos e oportunidades aproveitando uma infinidade de recursos que a internet traz desde cursos, vídeos que proporcionam mais conhecimento em determinada área até a busca por oportunidades de trabalho.

Afinal de contas, a concorrência na hora de encontrar boas oportunidades de trabalho aumentam na mesma proporção.

A pandemia, como

qualquer acontecimento oferece grandes desvantagens mas também promove todo um movimento que impulsiona transformações e adaptações profissionais necessárias ao momento.

Cabe a cada um de nós reprogramar o trajeto e buscar crescimento e evolução profissional(e pessoal) para que mais adiante possamos colher os frutos de uma nova carreira focada no sucesso e na proatividade que foi desencadeada por um momento que mesmo com aspectos tão negativos, traz uma infinidade de novas oportunidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.