O Nubank surgiu com o objetivo de facilitar os serviços bancários, oferecendo maior comodidade e poder aos seus clientes. A complexidade dos serviços financeiros, que costumava afastar as pessoas, são simplificadas pelo banco digital, que tenta promover experiências positivas para os usuários.
Em 2022, o Nubank surpreendeu seus clientes ao anunciar o lançamento de uma nova operação: empréstimo que utiliza o dinheiro guardado dos usuários como garantia. Em suma, as pessoas poderiam contratar algum empréstimo e teriam o valor que de suas contas como garantia para o pagamento da dívida.
Neste ano, o Nubank realizou algumas mudanças na operação para deixá-la ainda mais acessível aos clientes. A partir de 2023, os usuários passaram a ter a possibilidade de utilizar o saldo das suas contas para contratar empréstimos. Isso acontece de forma rápida e tranquila, sem a burocracia que a operação costuma ter.
De acordo com o Nubank, as taxas de juros dos empréstimos são mais baixas que a média do mercado. Dessa forma, os usuários podem contratar a operação sem precisar pagar valores muito elevados de juros.
As pessoas que têm conta no Nubank e estão precisando de empréstimo podem contratar a modalidade de maneira instantânea. O processo é bastante simples e, mesmo que o usuário não tenha saldo em suas contas, poderá transferir um valor bem na hora da contratação. Assim, terá saldo na conta que será utilizado como garantia para o empréstimo.
Cabe salientar que o Nubank bloqueia o saldo da conta durante o prazo para pagamento do empréstimo. No entanto, o banco digital não mexe no dinheiro da pessoa. Na verdade, o valor das contas é investido em um produto de renda fixa que tem um rendimento superior aos 100% do CDI.
Em outras palavras, o contratante do empréstimo verá o seu dinheiro render enquanto estiver pagando o valor contratado. O Nubank apenas retém o valor como garantia, mas o dinheiro ficará rendendo para que o usuário obtenha um valor ainda maior ao fim do pagamento do empréstimo.
Além de todos os benefícios oferecidos pelo Nubank aos usuários, investindo o valor das contas para render mais de 100% do CDI, os clientes ainda poderão aproveitar opções bastante flexíveis de pagamento do empréstimo. Veja abaixo os principais benefícios da operação:
Em síntese, as pessoas que precisam de um empréstimo podem sair da modalidade com um rendimento ainda maior do que tinham, a depender do rendimento que o valor tiver no período.
Para realizar a contratação do empréstimo, o usuário deverá seguir os passos abaixo. A operação é bem simples e rápida e os clientes podem fazê-la com rapidez:
Após seguir esses passos, e conseguindo a aprovação do Nubank, o dinheiro cai diretamente na conta do usuário. A saber, o processo pode acontecer no mesmo instante ou pode demorar algumas horas. Tudo depende da análise das informações pelo banco digital.
Quando o Nubank empresta dinheiro, acredita que o cliente devolverá o valor, pois presume a boa-fé do contratante. Contudo, em alguns casos, a operação não chega ao fim de forma amigável, pois nem todas as pessoas realizam o pagamento das parcelas no prazo estabelecido.
Nessas situações, haverá incidência de juros de 1%, além de multa fixa de 2%. O cliente inadimplente ainda sofrerá com o acréscimo de juros diários, que continuarão incidindo sobre o valor até que haja regularização da pendência.
Por fim, caso o atraso continue por 20 dias, o Nubank utilizará o valor do saldo das contas para quitar as parcelas em atraso. Dessa forma, o valor cobrirá o débito do usuário com o banco digital.