Estar em dia com o pagamento das contas não é uma tarefa fácil em tempos de crise econômica, não é mesmo? Por esse motivo, a Serasa concedeu algumas dicas de extrema importância para que você não perca o controle das contas e acabe caindo na inadimplência ou, caso já tenha caído, para que consiga sair. Portanto, confira a seguir.
Primeiramente, a organização financeira é muito importante para o bom andamento das finanças. A recomendação é fazer uma planilha ou anotações com todos os gastos para ter uma noção do seu orçamento mensal.
Controle a sua renda verificando o que entra por mês e separe conforme os valores devidos no mercado.
Na falta de renda, avalie seus gastos e considere excluir os menos significantes.
Preserve a sua organização financeira segundo algumas prioridades, como as contas essenciais e com as taxas de juros mais altas.
Quando precisar contratar alguma linha de crédito, pesquise e contrate a que tiver o menor percentual de juros.
Caso deixe de pagar alguma conta ficando com o nome sujo, busque um acordo e tente honrá-lo mensalmente.
Contudo, antes de fazer a negociação com o credor, trace uma estratégia de argumentos para não cair em uma negociação pouco benéfica.
No total, são três as entidades que cadastram os consumidores que estão com o nome sujo, sendo a Serasa, Boa Vista SCPC e o SPC Brasil. Cada uma delas possui informações de determinadas empresas, neste sentido, a consulta deve ser realizada em todos os canais disponíveis.