Uma mudança na CNH deixou muitos jovens esperançosos. Afinal, a notícia relacionada a primeira carteira de motorista surpreendeu diversos que desejam iniciar o processo para obter a habilitação. Com isso, o Detran de alguns estados está disponibilizando a CNH Social, que promove a oferta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma completamente gratuita.
De forma resumida, o programa tem o intuito de fornecer o documento para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Afinal, a emissão do documento de habilitação pode ultrapassar os R$ 3 mil em alguns estados. Sendo assim, torna-se um processo inviável para muita gente. Apesar da facilidade, é necessário atender a alguns pré-requisitos para ter direito ao benefício.
Então, ficou interessado em conhecer melhor essa mudança na CNH e em saber como conseguir a sua CNH gratuitamente? Continue lendo a matéria.
Quem pode participar dessa grande mudança na CNH?
Por ser uma iniciativa estadual, cada unidade federativa adota as suas regras próprias. Mas, de forma geral, é preciso ter idade mínima de 18 anos, saber ler e escrever, ter renda familiar de até três salários mínimos e ser estudante. Porém, somente, se quiser concorrer na modalidade estudante.
Em alguns casos, também é necessário ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Em síntese, esse é um sistema governo federal que reúne dados sobre famílias de baixa renda. Para isso, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa.
Portanto, ao menos 15 estados brasileiros oferecem a CNH Social, sendo eles: Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Como garantir uma vaga na CNH social?
O interessado em obter a CNH de graça precisa acompanhar a abertura de novas vagas no site do Detran (Departamento de Trânsito) de seu estado. A participação não tem nenhum custo para o participante.
Os selecionados ganham isenção em todo o processo de habilitação, incluindo as taxas do Detran, o valor do curso de formação oferecido pela autoescolas e os gastos com aulas e exames. Para saber mais, fique atento ao site do departamento de trânsito da sua região.
Como participar dessa mudança na CNH?
Para participar da CNH Social, é necessário atender aos principais requisitos feitos pelo Detran do seu estado. Isso quer dizer que os critérios podem mudar conforme o local de solicitação do documento. Contudo, alguns são comuns a todos os estados para aqueles que desejam participar da CNH Social, especialmente neste ano. Entre eles, está a necessidade de ser aluno da rede pública de ensino, no caso dos estudantes.
Já para quem não está mais na fase escolar, o benefício está disponível somente para quem está desempregado há mais de um ano e tem cadastro no CadÚnico. Claro, como solicitado pela legislação brasileira, o documento só poderá ser adquirido pelos brasileiros que tenham mais de 18 anos.
Ademais, também é necessário saber ler e escrever, além de ter renda familiar de até dois salários mínimos mensais. É importante ressaltar que a CNH Social só oferta a documentação gratuita para as categorias A e B, ou seja, moto e carro. Infelizmente, ainda não são todos os estados brasileiros que contam com o benefício social.
Detran destes estados disponibilizam a CNH Social
Por fim, veja a lista de estados onde o programa está disponível.
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo.
Procure informações sobre a mudança da CNH no site do Detran. De qualquer maneira, reúna a documentação necessária para ter direito a modalidade social para conseguir essa carteira. Afinal, essa é uma excelente oportunidade para quem deseja ter a sua habilitação.