Devido às crises que, muitas vezes, acometem a vida financeira de milhares de brasileiros, muita gente acaba lidando com o atraso no pagamento das parcelas do financiamento do imóvel da família.
Essa dura realidade pode ser bastante assustadora. Porém, se o trabalhador tiver dinheiro na conta do FGTS, pode usufruir do benefício de usar parte desse valor para abater 80% até 6 prestações que estão atrasadas. Isso vale desde o começo deste ano e, neste texto, vamos explicar como isso funciona para que você possa entender melhor. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Como é possível fazer o abatimento de prestações atrasadas com o FGTS?
Na hora de fazer o pagamento das parcelas que estão atrasadas, o trabalhador terá o direito de usar o saldo do FGTS para negociar o pagamento de até 80% das prestações que estão atrasadas, não ultrapassando o limite de seis prestações, especificamente.
Depois desse período, será possível usar o FGTS novamente, no entanto, poderá ser usado em situações nas quais existam até três prestações em atraso.
Como o atraso do pagamento acarreta juros e multa sobre a prestação, é importante estar ciente de que o valor a ser pago será recalculado no dia em que for feita a solicitação do FGTS para o pagamento da parcela.
Como fazer a solicitação?
Para fazer a solicitação é preciso seguir alguns passos importantes. Veja como funciona na prática:
- Primeiramente, entre em contato diretamente com o banco no qual você fez o seu financiamento habitacional.
- Comunique o banco sobre o seu desejo de solicitar o FGTS para cobrir parte das parcelas do seu financiamento que estão atrasadas.
- Deixe claro que o seu objetivo é seguir a regra de abater até 80% de cada prestação, sem ultrapassar o limite de 6 prestações.
Quem pode fazer a solicitação?
Quando o assunto é usar o FGTS para pagar dívidas habitacionais, muitas dúvidas costumam surgir. Há pessoas que acreditam que apenas os trabalhadores que estão com a conta do FGTS ativa é que podem, de fato, fazer esse tipo de solicitação, mas isso não é verdade.
Qualquer trabalhador que já tenha trabalhado, no mínimo, 3 anos sob o regime do FGTS já poderão fazer a solicitação. Lembrando, ainda, que não é necessário ter trabalhado três anos consecutivos, mas, sim, apenas ter esse tempo mínimo de FGTS ativo.
Além disso, o imóvel não pode ser avaliado em um valor que seja acima de R$ 1,5 milhão. Caso o imóvel financiado esteja acima desse valor, a solicitação para abater as parcelas não será aceita.
Por fim, é importante que não haja nenhum outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação no nome da pessoa que faz a solicitação, bem como ela não pode ter outro imóvel na cidade onde está trabalhando ou morando.
Se você estiver dentro desses requisitos e necessitar usar o seu FGTS para fazer o pagamento de prestações atrasadas, então procure o seu banco para conversar sobre essa possibilidade. Dessa maneira, quem sabe, você encontra uma oportunidade de reorganizar as finanças, não é mesmo?