Algumas moedas são especialmente valiosas, e os motivos para isso variam bastante. No caso dessa moeda em particular, existe uma combinação de fatores que a tornam uma peça bastante especial e desejada pelos numismatas – os colecionadores de moedas e cédulas.
A numismática é a prática de colecionar objetos desse tipo. Os adeptos dessa atividade podem pagar quantias elevadas por algumas dessas peças. Quanto mais inusitada e difícil de se encontrar melhor. Conheça a seguir um exemplo de moeda rara que está valendo R$ 2 mil.
1 Cruzeiro de 1945
Essa moeda aqui é um tanto quanto valiosa. Trata-se de uma moeda de 1 Cruzeiro de 1945. Como você poderá perceber nas imagens, essa moeda sofre de um erro de cunhagem, um deslizamento de centro, que afeta de maneira significativa a sua aparência geral.
Podemos afirmar que moedas que possuem características distintivas e peculiares costumam valer mais. Essas moedas se destacam da grande maioria e por isso acabam se tornando altamente desejadas. No caso da unidade em questão, ela está à venda no site especializado Numismática Castro.
No entanto, o defeito de fabricação não é o único motivo pelo qual essa peça é tão preciosa. Ela também está em um excelente estado de conservação.
Estado de conservação da moeda
O estado de conservação de uma moeda é um fator crucial na determinação de seu valor. Existe uma escala numismática que categoriza as moedas conforme suas condições de preservação:
- Flor de Cunho (FC): Moeda em estado perfeito, sem sinais de desgaste. Apresenta todos os detalhes originais como se tivesse acabado de ser cunhada.
- Soberba (S): Moeda que apresenta poucos sinais de uso. Alguns detalhes podem estar levemente desgastados; contudo, a moeda mantém grande parte de suas características originais.
- Muito Bem Conservada (MBC): Moeda que apresenta sinais de circulação, com alguns desgastes nos detalhes, mas ainda bem preservada.
- Bem Conservada (BC): Moeda bastante circulada, com desgastes mais evidentes e detalhes menos visíveis.
- Regular (R): Moeda com desgastes acentuados, muitos detalhes apagados, mas ainda reconhecível.
- Um Tanto Gasta (UTG): Moeda muito desgastada e danificada, com poucos detalhes visíveis. Na maior parte das vezes, não é colecionável. Isso quer dizer, em outras palavras, que não vale nada.