Você sabia que existem moedas raras que podem valer milhares de reais? Sim, isso acontece. O motivo do valor tão elevado cobrado por determinadas peças reside – principalmente – em características únicas que elas possuam e que as diferenciem da grande maioria.
Quando falamos de itens colecionáveis no geral, essas singularidades costumam chamar a atenção ao emprestar prestígio aos objetos que as apresentem. Esse é exatamente o caso da moeda que você está prestes a conhecer na sequência.
Moeda que vale R$ 2o mil
Essa moeda foi cunhada no ano de 1911. Trate-se, evidentemente, de uma moeda bastante antiga. Entretanto, é preciso ressaltar que moedas antigas não necessariamente serão raras. O valor alto dessa moeda não está diretamente ligado à sua idade, mas sim a uma outra questão: ela possui um erro de cunhagem bastante evidente.
Podemos notar, aliás, que esse erro afeta de maneira considerável a sua aparência. Esses defeitos de fabricação podem acontecer por motivos variados mas, por via de regra, são considerados incomuns (ainda mais defeitos que impactem de forma tão significativa o visual da moeda).
Observe nas imagens abaixo a moeda em questão; ela possui uma forte descentralização (tanto que uma parte do design não pode nem sequer ser visualizado). Essa moeda também tinha um valor original elevado para a época, de 2 mil Réis, e é feita de prata. Além disso, também é uma moeda em bom estado de conservação.
O estado de conservação, aliás, é um fator muito importante dentro da numismática – ciência que estuda moedas e medalhas. As peças mais conservadas são bem mais valiosas do que aquelas mais desgastadas. Uma moeda igualzinha a essa, mas que estivesse muito gasta, por exemplo, valeria bem menos.
Em alguns casos, moedas – ainda que raras – quando estão muito danificadas, podem deixar de ser colecionáveis. Isso quer dizer, em outras palavras, que elas perdem o seu valor completamente.
Descobrindo se uma moeda é rara
Para tentar descobrir se uma moeda é rara, devemos analisar critérios variados, começando pela tiragem da moeda. A tiragem diz respeito ao número de exemplares fabricados. Moedas produzidas em menor número serão naturalmente mais escassas (ou seja, mais raras).
Algumas moedas também podem possuir maior demanda de mercado, o que quer dizer que muitos colecionadores estão em busca delas. Ainda que elas não sejam tão raras assim, elas podem se tornar mais caras em função da alta procura.
As moedas comemorativas também são algumas das mais valiosas para os colecionadores. Isso porque elas são, por via de regra, produzidas em número reduzido. Além disso, essas moedas também costumam ter designs exclusivos, já que são lançadas para comemorar eventos específicos. Também não podemos deixar de citar a importância histórica de determinadas moedas emitidas para celebrar datas emblemáticas ou homenagear figuras importantes.
Quer saber mais sobre as moedas raras?