No ano de 2016, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro uma nova edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Uma série de moedas foi lançada para celebrar a ocasião especial. Muitas dessas moedas, hoje, são altamente desejadas pelos numismatas.
A numismática é a ciência que estuda moedas, medalhas e cédulas. Os praticantes dessa atividade estão espalhados pelo mundo inteiro e há muitos deles, evidentemente, no Brasil. Essas pessoas estão sempre em busca de novos itens para seus acervos e dão preferência para peças raras.
Sobre as moedas comemorativas
No caso das moedas comemorativas, podemos afirmar que as mesmas são mais escassas por diferentes razões. Em primeiro lugar, as moedas comemorativas são mais incomuns do que a maioria porque são fabricadas por tempo limitado e para celebrar eventos bem específicos (como o caso das Olimpíadas).
Isso quer dizer que o número de peças fabricadas será simplesmente menor do que a maioria das moedas. As moedas dos Jogos Olímpicos também possuem designs exclusivos, que as tornam ainda mais únicas.
Essa moeda que você vai ver aqui, especificamente, foi cunhada no ano de 2012 durante a entrega da bandeira das Olimpíadas de Londres. Você pode encontrar uma moeda desse tipo à venda em vários sites diferentes e os valores variam bastante.
Motivos da diferença de valores
Antes de mais nada, devemos frisar que não existe, de forma geral, valores fixos por moedas. Isso quer dizer, em outras palavras, que devemos analisar na cada unidade de forma individual, ainda que elas sejam aparentemente iguais ou muito semelhantes.
As moedas podem variar de valor, por exemplo, em função de uma questão muito importante: o estado de conservação. Moedas bem conservadas serão consideravelmente mais valiosas do que aquelas mais desgastadas ou danificadas pelo tempo.
Sendo assim, duas moedas a princípio iguais – mas que estão em estados de conservação diferentes – podem também valer quantias desiguais. Em alguns casos, se uma moeda estiver muito gasta, ela pode perder totalmente seu valor, deixando de ser colecionável.
Além disso, existem algumas outras características extras que determinadas moedas podem apresentar e que irão torná-las ainda mais singulares. Esse é o caso da moeda da entrega da bandeira Olímpica que está valendo R$ 350.
Moeda que vale R$ 350
Esse exemplar que está à venda no site Numismarket vale essa quantia não apenas por ser uma moeda comemorativa especial e desejada, mas também porque ela possui um erro de cunhagem. Podemos perceber ele, aliás, ao analisar a grafia da palavra “Real”.
Note como as últimas duas letras, em especial, parecem levemente “duplicadas”; esse tipo de erro acaba emprestando singularidade a uma moeda. Tais particularidades atraem bastante os colecionadores, que estão sempre em busca das moedas mais exóticas de todas.