Enem 2022: 8 dicas para o dia da prova

É preciso ter calma e paciência para ir bem na avaliação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O momento é de ansiedade e de apreensão, principalmente para aqueles que passaram o ano todo estudando para a prova. É através da avaliação que o estudante garante um lugar na universidade.

No entanto, é preciso ter calma. Se você estudou com afinco e dedicação é provável que consiga uma boa nota na prova. Além do mais, com algumas estratégias que podem ser utilizadas no dia da avaliação é possível obter ótimos resultados. Dessa maneira, é indicado que você saiba o que fazer no dia.

Sim, é preciso planejar, evitar situações que possam atrapalhar o andamento da prova. Vale ressaltar que a avaliação deve ser feita em até cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo dia. Deve-se ter em mente que contratempos podem acontecer, portanto, é conveniente agir com calma nesta hora.

As provas do Enem começam às 13h30 no horário de Brasília. No primeiro dia elas vão até às 19h e no segundo às 18h30. Portanto, chegue no local da avaliação com antecedência. Veja como você vai, de carro, ônibus, táxi. Procure conhecer o caminho até o local.Vejamos abaixo algumas dicas para o dia da prova:

1 – Durma bem antes da prova

É preciso estar descansado para o dia da prova do Enem. Durma bem no dia anterior, apague as luzes e deixe o celular longe para garantir uma boa noite de sono. Dessa maneira você estará mais disposto no dia seguinte, com uma boa concentração e foco para ir bem na avaliação. 

2 – Separe os documentos para a prova

O edital do Enem informa que é preciso levar um documento original com foto para o dia da prova. Pode ser uma carteira de identidade ou uma CNH, por exemplo.  Fique atento pois a carteira de estudante, do clube, não são aceitas. Caso tenha sido roubado, leve um Boletim de Ocorrência e um comprovante de segunda via.

3 – Vista uma roupa confortável

É preciso ficar confortável no dia da prova. Tome cuidado com peças justas e com sapatos apertados. Isso pode influenciar negativamente durante a avaliação. Todavia, uma blusa solta, calça ou bermuda são os mais indicados. Use um tênis adequado e evite qualquer coisa que possa atrapalhar sua pressão sanguínea ou seus movimentos. 

4 – Caneta preta e um lanche para o Enem

Não se pode esquecer de levar duas canetas pretas transparentes para o dia da prova. Caso uma falhe você tem a outra. Aliás, o lanche também é importante, visto que você pode utilizar o tempo para comê-lo para descansar um pouco. Procure por alimentos que dão energia, como um chocolate, biscoitos ou uma barra de cereal.

5 – Procure ficar calmo na prova

É imprescindível que se fique calmo na hora da avaliação. Ademais, deve-se controlar o nervosismo, e seus sentimentos no momento da prova. Uma boa dica é respirar fundo quando a ansiedade bater na porta. Procure ser paciente e ficar tranquilo enquanto resolve as questões da avaliação.

6 – Faça as questões mais fáceis primeiro

Não é necessário fazer as questões da prova do Enem na ordem correta. Portanto, faça as que achar mais fáceis. Escolha as matérias que tenha uma maior facilidade, que tenha domínio e segurança. Você otimiza seu tempo de prova e pode se dedicar melhor depois nos assuntos que tenha maior dificuldade.

7 – Faça algumas pausas durante a prova

De acordo com alguns estudos, o cérebro consegue trabalhar em foco durante 50 minutos. Depois ele começa a se distrair. Por essa razão deve-se fazer algumas pausas durante a prova. É uma maneira de acalmar a mente e evitar o cansaço mental, que pode atrapalhar na resolução das questões.

8 – Tome cuidado com o cartão de respostas

Evite rasurar o cartão de respostas, pois você pode invalidar uma questão. Deve-se ter certeza das alternativas antes de marcar. É indicado que se faça toda a prova e só depois preencher o cartão. em conclusão, cuidado para não anular a resposta. Preencha tudo com sua caneta esferográfica preta.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.