eSocial: termina amanhã (20) o prazo para a entrega da DCTFWeb - Notícias Concursos

eSocial: termina amanhã (20) o prazo para a entrega da DCTFWeb

A Receita Federal do Brasil (RFB) prorrogou o prazo para transmissão da DCTFWeb. Saiba mais informações!

Na última quinta-feira, dia 15 de dezembro, a Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou uma decisão relevante no que tange a entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

eSocial: termina amanhã (20) o prazo para a entrega da DCTFWeb

Segundo destaca a divulgação oficial, por meio da Portaria RFB nº 265, de 15 de dezembro de 2022, a Receita Federal do Brasil (RFB) prorrogou o prazo para transmissão da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) relativa ao período de apuração de novembro de 2022. Assim sendo, o documento pode ser apresentado até o dia 20 de dezembro de 2022, ou seja, até a data seguinte a esta publicação.

Sobre a alteração do prazo oficial

É importante ressaltar que o prazo inicial do envio é 15 de dezembro, sendo assim, os 5 dias a mais que foram cedidos para a realização da transmissão, anulam qualquer penalidade, desde que a apresentação dos dados ocorra até o dia 20, conforme citado anteriormente.

De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), o prazo oficial foi modificado por conta de instabilidades no sistema. O prazo original é até o dia 15 do mês subsequente, contudo, houve a necessidade de modificar esse processo.

Instabilidades foram informadas pelas entidades de classes

As entidades de classes do setor contábil, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis) e a Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) reportam à Receita Federal do Brasil (RFB) instabilidades no sistema do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

As informações foram analisadas pela Receita Federal do Brasil

Ao averiguar as informações oriundas das entidades, a Receita Federal do Brasil (RFB) decidiu prorrogar o prazo, a fim de não prejudicar as empresas no que tange aos envios das informações à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Segundo as informações oficiais, as inconsistências foram validadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) e a prorrogação do prazo foi oficializada. 

Sobre o eSocial

É importante ressaltar que os envios das informações ao sistema Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma obrigatoriedade de todas as empresas, considerando que o eSocial é um sistema que centraliza as informações, objetivando facilitar a rotina das empresas, bem como facilitar a administração dos órgãos públicos quanto às obrigações fiscais das organizações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?