Por que escrever pode ser terapêutico?
Por que será que escrever pode ser terapêutico? Quais são os benefícios por trás dessa prática tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexa?
Neste texto, trouxemos algumas considerações que poderão lhe ajudar a entender como a prática de escrever pode ser relevante para a sua vida, desde que faça sentido para você. Confira!
Por que escrever pode ser terapêutico?
São diversos os motivos pelos quais escrever pode ser terapêutico. Porém, é importante ressaltar que escrever não é uma terapia incrível para todas as pessoas. Isto é, pode ser que você não sinta os benefícios da prática, ou então, nem goste de escrever.
Porém, alguns profissionais apontam que é possível usufruir de efeitos terapêuticos quando nos propomos escrever o que sentimos, tememos e pensamos. Conheça alguns desses possíveis efeitos:
1. Despejar de ideias, sem censura
Despejar as nossas ideias, sem pensar se estamos escrevendo certo ou com sentido, pode ser uma forma de aliviar cargas mentais. Estamos ali, colocando para fora uma “torneira aberta”, viabilizando que externalizemos o que estamos sentindo.
E nem estamos falando de escrever para outras pessoas, mas sim, pode ser que você se sinta bem escrevendo para si mesmo, despejando tudo sem censura.
Você não precisará de filtros na hora de escrever para si, tampouco precisará sentir medo do que os outros vão pensar. Afinal, você está escrevendo para si mesmo, certo?
2. Visualização dos pensamentos
Quando colocamos no papel o que pode estar sendo repetido em nossas mentes, tendemos a ter uma visão mais concreta daquilo que vem se repetindo. E, às vezes, essa visualização pode dar uma maior compreensão do ocorrido, ajudando na hora de compreender os reais significados dos nossos pensamentos e emoções, por exemplo.
3. “Esvazia” a mente
Escrever pode ser terapêutico a partir do momento em que ajuda na hora de colocar para fora os pensamentos, esvaziando a mente. Afinal, há dias que podemos sentir a mente cansada de tanto pensar, e esse escrever pode diminuir essa carga.
E nem estamos falando de emoções, neste momento. Pois pare e pense que você tem muitas coisas para fazer em um dia… Se você não anota a sequência de atividades, pode ser que fique tentando se lembrar de todas as tarefas o tempo todo. Porém, quando você escreve, permite que a sua mente não fique tão fissurada naquilo, e esvazia os pensamentos, dando espaço para outras atividades e ideias, por exemplo.
4. Ajuda a organizar o que pensamos e sentimos
Quando escrevemos e passamos a visualizar a nossa escrita, temos chances de começar a organizar melhor o que pensamos e sentimos. Você pode se perguntar: O que eu senti nessa situação? Por que senti? Como posso lidar com isso?
Essa prática de autoconhecimento é bem interessante e pode ser benéfica para a sua vida. Por isso, inclusive, que muitas pessoas sugerem a criação de um diário, por exemplo. Pois você poderá colocar no papel os pensamentos, visualizando-os e aumentando as chances de organizar o que está sendo pensado.
Fez sentido para você? 🙂