Você quer aprender 4 dicas para escolher abobrinha no mercado? Esse legume delicioso e nutritivo pode estar em sua mesa e da melhor forma possível! Quer saber como? Separamos 4 dicas incríveis para comprar apenas as melhores abobrinhas. Confira hoje, 18 de fevereiro, e não erre mais no momento das compras.
Saiba mais sobre a abobrinha
Quem aí também é fã de abobrinha? Deliciosas e nutritivas, as abobrinhas podem trazer muitos benefícios para o organismo e, também, no dia a dia além, é claro, de poder ser utilizada em diversos pratos culinários diferentes! Se a abobrinha ainda não está no seu cardápio, adicione já! Mas, não adianta apenas gostar da leguminosa e saber usar em diversos pratos, você também precisa saber escolher abobrinha no mercado ou feira de forma correta para que, quando chegar em casa, possa utilizar a abobrinha toda sem desperdício!
Benefícios da abobrinha
A abobrinha é um vegetal rico em água, com ótima quantidade de fibras e vitamina C, além de ser uma ótima fonte de cálcio, fósforo e potássio. Por conta de tudo isso, ela é uma excelente aliada no bom funcionamento do estômago! Além disso, a abobrinha também tem poucos carboidratos o que se torna um grande aliado para o emagrecimento tendo também poucas calorias.
Esse vegetal tão rico também é um ótimo aliado no controle de diabetes, pois, além de tudo, conta com baixo nível de glicose. Por conta disso, pessoas com diabete podem consumi-lo sem grandes preocupações. Outro ponto importante, é que a abobrinha também é excelente quando falamos de formação de ossos e dentes, já que a mesma é rica em potássio e ferro.
A abobrinha possui um gosto muito suave e acaba se tornando muito versátil, podendo ser consumida crua ou cozida em sopas, saladas e acompanhamentos de pratos como carne ou peixe, por exemplo. Alguns pratos interessantes para testar com a abobrinha são a lasanha de abobrinha, abobrinha recheada, macarrão de abobrinha, entre outros.
O mais interessante é que, tudo nas abobrinhas pode ser utilizado, até mesmo as sementes! Com o vegetal não há desperdício e você pode montar diferentes tipos de pratos e refeições de forma saudável. A abobrinha também é mais nutritiva quando consumida com a casca, pois nosso organismo a converte em vitamina A. Além disso, o vegetal possui flores que são comestíveis! Experimente essa iguaria, cozinhando na manteiga!
Abobrinha brasileira
A abobrinha brasileira, também chamada de Abobrinha Menina Brasileira, é um fruto redondo e, ao mesmo tempo, bastante alongado. Sua casca é verde claro e bem fina. Ela é colhida ainda verde, pois, amadurece se permanecer no pé.
Abobrinha italiana
A abobrinha italiana é perfeita para preparar pratos refogados e saladas, pois é uma das mais usadas na culinária.
Descarte as abobrinhas grandes
Descarte aquelas abobrinhas que aparentam ser muito grandes e ocas, já que podem não estar boas para consumo. Na hora de fazer a escolha, opte por aquelas menores, pois elas estarão mais saborosas. Abobrinhas grandes são mais fibrosas e perdem o sabor, sendo assim, não são tão úteis na culinária.
A cor também importa
Como critério de escolha, a cor também importa! Quanto mais verdes forem, melhor, pois elas vão estar melhores para o preparo de pratos e consumo. Portanto, aquelas mais verdinhas são as melhores, por isso, dê preferência. Aquelas com a aparência mais amarelada ou manchas não estão boas, por isso, você deve evitar.
Preste atenção na casca
Preste atenção com a casca da abobrinha! Quanto mais lisa ela estiver, melhor para consumo a abobrinha vai estar. Descarte aquelas com muitas manchas e imperfeições, já que elas podem não estar boas para consumir. Abobrinhas com casca mais brilhantes e vistosas estão melhores por dentro!
Quanto mais duras estiverem, melhor será
Quando for escolher uma abobrinha tente, também, dar uma leve apertada na casca e verifique se ela está mole ou não. Aquelas em melhor estado terão a casca mais durinha, enquanto as molengas não estarão boas para o consumo.
Conserve bem o vegetal
Você já descobriu um pouco mais sobre a abobrinha e como escolher as melhores no mercado, certo? Mas, saber conservar bem o vegetal, é importante também. Guarde ele sempre na geladeira. Se preferir guardar uma quantidade maior, você pode cortar em pequenos pedaços e congelar, mas, nunca deixe a abobrinha por longos períodos fora da geladeira, pois ela irá estragar com facilidade.
Evite também o desperdício! Você já comprou mais alimentos do que precisava para uma refeição? Se a resposta foi sim, não se desespere! Não esqueça que a abobrinha pode ser usada de diversas formas e, por isso, tudo será bem aproveitado!