ESA ou EsPCEx? Saiba qual concurso vale a pena fazer

Confira a vantagem de cada um dos concursos que são bastante atrativos e ideais para quem deseja ter carreira militar

ESA ou EsPCEx, qual escolher? Afinal, escolher a carreira militar é uma decisão importante na vida de muitos jovens que desejam servir ao país.

Nesse contexto, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) são duas opções bastante populares entre os aspirantes a militares. Mas qual concurso vale a pena fazer?

Sendo assim, nesse texto, vamos analisar as características de cada um. Então, não deixe de ler até o final, para saber mais. Boa leitura!

ESA ou EsPCEx? Saiba qual concurso vale a pena fazer
ESA ou EsPCEx? Saiba qual concurso vale a pena fazer. Foto: Reprodução

Saiba mais sobre a ESA

Em primeiro lugar, a ESA é responsável pela formação de sargentos das armas do Exército Brasileiro. Assim o concurso para ingresso na ESA é destinado a candidatos que possuam o ensino médio completo. Com isso, oferece uma excelente oportunidade de carreira.

Além disso, a ESA possui unidades em diferentes regiões do país, o que pode ser um ponto positivo para aqueles que desejam ficar mais próximos de suas famílias. Afinal, muitos jovens têm o sonho de seguir carreira militar, mas acabam desistindo, por conta da distância em que estarão lotados.

EsPCEx,vale a pena?

Por outro lado, a EsPCEx tem como objetivo formar oficiais do Exército. O concurso para ingresso na escola preparatória se destina aos candidatos que possuem o ensino médio completo. Bem como, oferece uma formação abrangente, com duração de cinco anos.

Ao concluir o curso, o cadete é promovido a aspirante a oficial e tem a possibilidade de seguir carreira militar como tenente. Ademais, a EsPCEx está localizada em Campinas, São Paulo, o que pode ser uma vantagem para aqueles que preferem estudar em uma região específica do país.

ESA ou EsPCEx: qual paga melhor?

Em termos de remuneração, tanto a ESA quanto a EsPCEx oferecem salários bastante atrativos aos seus alunos. Afinal, ambas as instituições proporcionam uma formação de qualidade e oportunidades de crescimento na carreira militar.

É importante destacar que a carreira militar oferece estabilidade e benefícios adicionais, como assistência médica e odontológica, auxílio alimentação e moradia. Ou seja, as duas opções podem ser vantajosas, quando se trata de salários e benefícios.

Como são os concursos

No que diz respeito às etapas dos concursos, a ESA ou EsPCEx possuem processos seletivos rigorosos. A ESA conta com provas de conhecimentos gerais, prova de redação, exame de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

Enquanto, a EsPCEx tem provas de conhecimentos gerais, prova de redação, exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e entrevista.

Ademais, ambos os concursos exigem dos candidatos preparação e dedicação para obterem um bom desempenho.

ESA ou EsPCEx: outros pontos a considerar

Outro fator relevante a ser considerado na hora de escolher a ESA ou EsPCEx, é a área de atuação.

A ESA forma sargentos das armas que desempenham funções essenciais na tropa. Ou seja, os sargentos são responsáveis por comandar equipes, orientar soldados e executar missões operacionais.

Já a EsPCEx forma oficiais do Exército, que têm a oportunidade de assumir cargos de liderança e gerenciamento. Além disso, desempenham funções técnicas específicas em diferentes áreas de atuação.

Além disso, é importante levar em consideração o tempo de formação. A ESA possui um curso de formação de sargentos com duração média de um ano. Após a conclusão do curso, o aluno é promovido a terceiro-sargento.

A EsPCEx, por outro lado, oferece um curso de formação de oficiais com duração de cinco anos. Assim, sendo necessário concluir o curso com aproveitamento para ser promovido a aspirante a oficial.

Conclusão

Tanto a ESA quanto a EsPCEx são instituições renomadas que oferecem excelentes oportunidades de carreira militar. Assim, a escolha entre os dois concursos vai depender do perfil e das aspirações de cada candidato.

A ESA é uma opção interessante para aqueles que desejam seguir a carreira de sargento. Enquanto a EsPCEx é ideal para aqueles que almejam se tornar oficiais do Exército.

Independentemente da escolha, é fundamental se dedicar aos estudos, se preparar adequadamente para as etapas do concurso e manter o foco nos objetivos.

Afinal, ambos os concursos exigem esforço e comprometimento. Mas, no final, a recompensa de servir ao país e ter uma carreira sólida e promissora na área militar faz valer a pena todo o empenho.

Portanto, analise suas metas e aspirações, leve em consideração as características de cada concurso e faça a escolha que melhor se alinha com seus objetivos.

Tanto a ESA ou EsPCEx são instituições de excelência, e ingressar em qualquer uma delas será um passo importante rumo a uma carreira de sucesso nas Forças Armadas do Brasil.

Comece a se preparar, estude bastante e fique de olho nos concursos da ESA ou EsPCEx!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.