O sucesso do candidato na entrevista de emprego é multifatorial, por isso, é importante que considere o mercado e os principais pontos de sua carreira para o direcionamento do seu comportamento.
Entrevista de emprego: saiba o que deve considerar para o seu direcionamento
O candidato precisa minimizar a ansiedade da situação de avaliação para que direcione o seu perfil de maneira estratégica dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Direcione sua trajetória profissional
Por isso, é relevante destacar os principais pontos do seu currículo, exemplificando situações vivenciadas em seus empregos anteriores. Por exemplo, é possível destacar a sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de equipes; construção do relacionamento com o cliente; otimização de fluxos; elaboração de treinamentos; dentre outros pontos relevantes para a construção objetiva de sua trajetória profissional.
Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve apresentar uma solução de maneira orgânica. Isso significa que é necessário destacar seus pontos fortes objetivamente, ao passo que também devem ser resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos.
Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante destacar que pretende estudar teatro ou realizar algum outro curso que melhore a sua capacidade comunicativa.
Adote uma postura participativa
Outro aspecto a ser considerado pelo candidato durante a entrevista de emprego é o seu comportamento, já que a sua postura é composta pelo seu comportamento, tom de voz, contato visual, dentre outros pontos.
É importante chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego, bem como trabalhar a sua respiração e se familiarizar com o ambiente. O candidato deve evitar manter os braços cruzados e deixar objetos no seu colo, caso seja possível.
Além disso, é viável fazer perguntas objetivas sobre a vaga, considerando os benefícios oferecidos, a cultura da empresa, a possibilidade de crescimento profissional, dentre outros pontos que podem ser fundamentais para que analise objetivamente a viabilidade da contratação, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.
Busque conhecer a história da organização
Por isso, é viável também ao candidato buscar informações sobre a empresa, considerando sua trajetória e seus valores. Visto que essas informações servem como uma orientação indireta sobre a melhor forma de se direcionar através da sua postura, ao passo que também são informações relevantes para verificar a viabilidade de fazer parte da organização, de modo que a contratação seja oriunda de uma troca genuína entre as partes envolvidas.