Algumas dúvidas são frequentes nos candidatos sobre a melhor forma de se comportar durante uma entrevista de emprego, no entanto, embora não exista um padrão a ser seguido, alguns pontos requerem atenção para o seu sucesso profissional.
Entrevista de emprego: saiba como se preparar para ser autêntico e profissional
Muitos fatores são analisados pelas empresas durante o processo de recrutamento e seleção, como os comportamentos, as habilidades e as atitudes do candidato.
Direcionar suas habilidades é tão importante quanto o seu conhecimento, portanto, características intrínsecas são avaliadas dentro do contexto da entrevista de emprego.
Dessa forma, o candidato precisa obter conhecimento em questões técnicas, bem como, deve possuir as habilidades necessárias para a devida execução da atividade principal da vaga.
A sua postura é um fator decisivo na análise feita na entrevista de emprego
Primeiramente, o candidato não deve adotar uma postura defensiva. Visto que a maneira como o candidato se relaciona é um dos pontos analisados na entrevista de emprego.
A sua capacidade de comunicação, a maneira como lida com situações específicas, a linguagem utilizada e outras características são fatores analisados, muito além das informações ditas no momento do questionamento realizado pelo entrevistador.
O contato visual direto é importante, desde que seja sem excessos. Além disso, a capacidade de reação emocional do candidato também é contextualizada dentro da situação de avaliação.
Portanto, ainda que a entrevista de emprego faça o alinhamento do candidato com a cultura da empresa, cada vaga exige diferentes conhecimentos e o candidato precisa se apropriar de seus comportamentos e atitudes para transmitir uma mensagem positiva.
Conhecimento e valores
Demonstrar conhecimento é uma forma de demonstrar interesse, por isso, conheça a história, organização e analise o cargo pretendido, já que este conhecimento é tão importante quanto as técnicas que foram informadas no seu currículo.
Valores como ética e responsabilidade são transmitidos pelo candidato durante o processo seletivo, ainda que não sejam verbalizados. Portanto, a atenção do candidato é primordial para o direcionamento intangível da sua postura.
Como responder adequadamente?
É importante evitar respostas muito utilizadas e, portanto, não particularizadas. Por exemplo, ao ser questionado sobre defeitos, não é viável que fale que é perfeccionista, já que essa é uma resposta muito atribuída a esse modelo de questionamento.
Apontar uma situação com simplicidade é uma maneira simples e objetiva de lidar com seus pontos fracos. O seu ponto fraco pode ser direcionado para um conhecimento específico.
Por exemplo, pode apontar como um defeito o fato de não ter concluído um determinado curso de idiomas.
No entanto, pretende realizá-lo em um determinado período. Uma vez que é bom citar a objetividade em prazos para suas metas de melhorias técnicas e profissionais.
Cuidado com perguntas simbólicas
Quando a empresa questiona sobre qual é o emprego dos seus sonhos, por exemplo, essa é uma pergunta que pode ser perigosa. Pois ao apontar características não compatíveis com a empresa, ou com o cargo, o candidato pode ser descartado do processo.
É muito importante ressaltar que os sinais transmitidos de forma sutil pelo candidato também indicam a veracidade da sua resposta e direcionam a avaliação.
Relacione a resposta às características da vaga
Sendo assim, para esse tipo de questionamento, é importante relacionar os pontos informados sobre a vaga aos seus objetivos dentro do mercado de trabalho em longo prazo.
Desta maneira, pode informar que o seu objetivo é crescer dentro do conceito de vendas e, portanto, um cargo que ofereça esse desafio é de seu interesse neste momento.
O mais importante para uma entrevista de emprego é que o candidato seja ele mesmo. No entanto, isso requer preparo, já que o nervosismo pode não permitir uma postura orgânica.