É possível que a entrevista de emprego seja uma situação de nervosismo, visto que muitos profissionais se sentem ansiosos quando avaliados.
Entrevista de emprego: reforce seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos
O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato durante uma entrevista de emprego. Entretanto, é necessário que esse nervosismo não atrapalhe a sua apresentação, já que a entrevista de emprego é uma oportunidade de você se apresentar pessoalmente, reforçando seus pontos fortes relacionados a sua carreira profissional.
Destaque a sua vivência profissional
É importante para o candidato que direcione a sua trajetória profissional, considerando destacar – de forma orgânica – suas ações e resultados obtidos em seus empregos anteriores.
Por exemplo, fale sobre sua capacidade de lidar com pressão; alcance de metas; premiações por alcance de metas; elaboração de campanhas motivacionais; condução de treinamentos; gestão de equipes; direcionamento de projetos; criatividade; gestão de conflitos; condução estratégica do relacionamento entre a marca e o cliente final; resiliência, entre outros aspectos que sejam relacionados a sua experiência profissional até o momento da entrevista.
Destaque seus defeitos de forma resolutiva
Por outro lado, o candidato precisa ter clareza sobre seus pontos que requerem melhorias; já que é natural que durante uma entrevista de emprego o candidato precise responder questões sobre suas qualidades e defeitos. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que requerem resoluções de maneira orgânica.
Fale sobre a sua dificuldade para falar em público, por exemplo, mas reforce que pretende realizar algum curso voltado para sua oratória. Dessa maneira, estará pontuando os seus pontos de melhoria de forma responsável e consciente.
Conheça a cultura organizacional
Além disso, é cabível que o candidato conheça a cultura da empresa. Visto que, dessa forma, poderá se orientar quanto aos valores empresariais; já que é necessário que os objetivos envolvidos sejam relacionados.
Desse modo, a contratação tende a ser positiva para ambas as partes. Por isso, é aconselhável que o candidato analise o site da empresa e conheça sua missão, visão, valores e entenda um pouco de sua trajetória.
Analise a compatibilidade de objetivos e valores
Dessa forma, será possível responder aos questionamentos referentes à empresa e analisar a viabilidade da contratação; já que a compatibilidade entre as partes é algo relevante para o crescimento profissional do candidato e para a sua contribuição dentro da organização.
Assim sendo, é relevante que faça adequações quanto aos pontos citados e eleve suas chances de sucesso profissional, evitando uma postura de autossabotagem por conta da ansiedade da situação.