Empregos

Entrevista de emprego: qualidades, defeitos, postura e narrativa

É necessário que o candidato consiga se direcionar durante a entrevista de emprego de modo resolutivo, evitando adotar uma postura de autossabotagem profissional para que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: qualidades, defeitos, postura e narrativa

O nervosismo pode fazer com que o candidato perca o foco durante uma entrevista de emprego, adotando uma postura negativa de maneira orgânica. Por isso, ao focar plenamente na sua postura e na sua narrativa, a tendência é que o candidato consiga minimizar a ansiedade de modo resolutivo.

Postura

Adotar uma postura positiva implica diversos fatores, no entanto, ao prestar atenção aos seus gestos e fala, você tende a se direcionar melhor e minimizar manifestações – muitas vezes, inconscientes – do seu nervosismo do momento.

Evite cruzar braços e pernas; não fale de maneira rápida; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; não deixe objetos no seu colo; evite atrasos; tenha cuidado para não interromper o entrevistador e responda às perguntas de forma objetiva.

Pontos fortes

Além disso, é importante para o candidato que leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem a sua proatividade; facilidade de gestão de equipes; direcionamento de projetos; participação em resultados; comprometimento com metas; relacionamento com o cliente; dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.

Defeitos

Conhecer seus defeitos também é uma necessidade, visto que provavelmente você terá de responder perguntas sobre esse assunto. No entanto, ao apresentar uma situação negativa, apresente também uma solução.

Por exemplo, você pode falar que se entende como uma pessoa tímida, porém deseja estudar teatro; ou ainda, você pode citar que precisa melhorar seu nível de Excel, porém, já está realizando algum curso voltado para essa objetividade.

Cultura organizacional

A cultura da empresa é um fator que não deve ser menosprezado pelo candidato; já que ao conhecer a missão, visão e valores da organização, é possível que o candidato responda às diversas perguntas feitas durante o processo seletivo; bem como é uma maneira de analisar a viabilidade da contratação.

Haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Já que é necessário que os seus valores e objetivos sejam relacionados aos valores da empresa para que a contratação resulte em uma troca mútua.

Evite ficar aquém do seu potencial

Dessa forma, você poderá elevar suas chances de sucesso ao evitar ficar aquém do seu potencial; já que uma postura assertiva e autoconfiante é genuinamente alcançada quando o candidato conhece as suas qualidades e defeitos, de modo que consiga direcionar a sua postura durante a entrevista de emprego.