A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato, considerando que muitas pessoas ficam extremamente nervosas quando avaliadas.
Entrevista de emprego: processo de apresentação dos pontos principais do seu currículo
O profissional da área de recrutamento e seleção está apto para lidar com os desafios enfrentados pelo candidato, visto que o nervosismo é um fator inerente à uma situação de avaliação.
Demonstre capacidade profissional e habilidade comportamental
No entanto, o candidato que não consegue demonstrar a sua capacidade profissional e sua habilidade comportamental, acaba criando um processo negativo, fazendo com que a avaliação feita seja parcialmente verdadeira.
Direcione a sua postura de maneira resolutiva
Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como um processo de apresentação dos pontos principais do seu currículo. Sendo assim, é pertinente que o candidato direcione a sua postura de maneira resolutiva para que o seu comportamento corrobore a construção assertiva de uma narrativa.
A construção da sua narrativa deve ser sólida e assertiva
Conhecer o seu próprio currículo de maneira aprofundada é fundamental para que a sua narrativa seja sólida e assertiva. Sendo assim, analise os pontos fortes de sua trajetória profissional e considere explorar suas experiências de maneira resolutiva.
Fale sobre situações que demonstrem seus valores profissionais, como proatividade; gestão de equipe; análises de processos; implementação de melhorias; acompanhamento de projetos, dentre outros fatores que sejam correlatos a sua trajetória profissional.
Conheça seus pontos fracos e apresente soluções
No entanto, também é importante que o candidato se prepare para responder às perguntas referentes aos seus pontos fracos. Por isso, é importante que o candidato tenha clareza sobre quais são os pontos de sua trajetória profissional que requerem melhorias.
Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa que possui dificuldade para realizar uma apresentação ou um treinamento; já que se sente nervoso para falar em público. Entretanto, pode se posicionar positivamente ao informar que deseja realizar um curso que melhore a sua comunicação.
Adote uma postura positiva
Além dos fatores relacionados a sua trajetória profissional, você deve possuir clareza sobre uma postura positiva. Por isso, mantenha as costas retas; mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo; não deixe seus braços cruzados; cumprimente a todos os presentes e controle a sua respiração.
Certamente esses pontos são relevantes para que o candidato possa se direcionar, de modo que profissional de recrutamento e seleção possa realizar uma avaliação justa e genuína.