Entrevista de emprego: postura positiva e narrativa coerente - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: postura positiva e narrativa coerente

O candidato precisa direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego. Confira dicas de postura e narrativa!

O candidato precisa direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego para que possa alcançar seus objetivos profissionais.

Entrevista de emprego: postura positiva e narrativa coerente

Sendo assim, é necessário que adote uma postura positiva e construa uma narrativa que considere os pontos atrativos do seu currículo profissional.

A volatilidade do mercado, de forma geral, impacta o fluxo de oferta e demanda; o que faz com que as empresas precisem, cada vez mais, de profissionais que possam lidar com situações urgentes e que estejam dispostos a participar dos processos de maneira ativa. Sendo assim, é relevante que o candidato direcione a sua postura para que possa alcançar seu objetivo profissional de maneira dinâmica.

 Adote uma postura positiva 

A postura do candidato é composta de vários fatores. Por isso, é importante que não cruze braços e pernas; tenha uma postura participativa; fale de maneira calma e tranquila; cumprimente a todos os presentes. Caso seja possível, não deixe objetos em seu colo, dentre outros aspectos que fazem parte de uma postura direcionada e participativa durante a entrevista de emprego.

Construa uma narrativa coerente e assertiva

Por outro lado, é importante que o candidato corrobore a sua postura com uma narrativa que seja coerente e assertiva. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem sua capacidade profissional.

É relevante falar sobre projetos que foram apresentados e/ou elaborados por você; comente sobre ideias sugeridas em reuniões Brainstorm; destaque sua capacidade de gestão de pessoas; otimização de fluxos; inovação, dentre outros aspectos que demonstrem o quanto você se empenha para que possa contribuir e aprender dentro do ambiente de trabalho.

Fale de forma resolutiva sobre seus pontos fracos

Além disso, é importante que o candidato conheça seus pontos fracos de maneira que possa direcioná-los. Por exemplo, você pode falar que se conceitua com uma pessoa tímida, porém, pode informar que irá realizar um curso de teatro para que possa trabalhar e melhorar sua comunicação. Pois, este é um ponto que pode ter te atrapalhado em algum momento de sua trajetória profissional.

Compatibilidade e objetivos

Não menos importante, o candidato deve acessar o site da empresa para que possa conhecer a sua trajetória e entender quais são seus valores; de modo que possa avaliar a viabilidade da vaga e sua compatibilidade. Considerando que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Dessa forma, a contratação tende a ser resolutiva e construtiva para ambas as partes. 

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?