Entrevista de emprego: postura e linguagem corporal do candidato
Uma entrevista de emprego requer uma postura direcionada e uma linguagem corporal assertiva por parte do candidato. Veja dicas!
Entrevista de emprego e o direcionamento assertivo
A entrevista de emprego é uma oportunidade importante, por isso, pode gerar ansiedade e requer direcionamento assertivo por parte do candidato.
Sendo assim, é importante que o candidato se atente a alguns pontos para que possa demonstrar o seu potencial durante o processo seletivo. Confira alguns pontos, no entanto, lembre-se de que tais pontos são adaptáveis à sua objetividade profissional, personalidade e outras particularidades.
Tenha um firme aperto de mãos e mantenha contato visual com o seu entrevistador
Em relação ao cumprimento, a orientação para o candidato é se atentar a intensidade do aperto de mãos, que deve ser equilibrado. Cumprimente a todos os presentes no local. Além disso, é importante manter contato visual com o seu entrevistador. Uma vez que a maneira como o candidato sustenta o olhar transmite credibilidade e confiança.
Controle o seu tom de voz
O nervosismo pode deixar a nossa voz muito variada. Sendo assim, preste atenção plena ao que você mesmo está dizendo para que esse controle ocorra organicamente. Além disso, essa atenção pode te ajudar a construir uma narrativa mais qualificada e assertiva.
Linguagem corporal
A linguagem corporal é composta de muitos fatores. Todavia, existem pontos relevantes quanto a essa questão:
- Evite cruzar braços e pernas;
- Não gesticule excessivamente;
- Não coloque objetos em seu colo;
- Evite interromper o entrevistador ou os demais candidatos.
Além disso, evite se apresentar com os ombros curvados e a cabeça abaixada. Ou seja, são diversos fatores que compõem a sua postura corporal e transmitem uma mensagem ao seu entrevistador.
A cultura da empresa é uma orientação ao candidato
Sabemos que a cultura da empresa é outro ponto relevante para o candidato. Sendo assim, é importante que procure informações sobre a cultura da empresa, uma vez que esse conhecimento permite que direcione respostas de forma orgânica. Assim sendo, visite o site da instituição para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão.
Certamente essa é uma orientação indireta sobre a maneira de se vestir, o seu linguajar e outros pontos pertinentes para o seu correto direcionamento, desde que avalie as informações diretas e indiretas contidas no site da organização. Uma vez que uma cultura startup é mais aberta, ao passo que uma empresa tradicionalista possui uma cultura formal.
Analise a sua própria trajetória profissional
Além disso, analise a sua própria trajetória profissional e tenha clareza sobre seus pontos positivos e pontos de melhoria. Certamente essa análise será de grande valia para o seu direcionamento durante a entrevista de emprego.