Para que o candidato obtenha sucesso na entrevista de emprego é necessário demonstrar suas competências e habilidades sociocomportamentais de modo orgânico.
Entrevista de emprego: participe do processo seletivo de maneira resolutiva
É comum que excelentes profissionais não sejam excelentes candidatos, ficando aquém do seu potencial no processo seletivo. Entretanto, é necessário que o candidato participe de maneira resolutiva do processo para que não perca a oportunidade de explorar positivamente o seu currículo.
Evite um comportamento autossabotador durante o processo seletivo
A ansiedade inerente à uma situação de avaliação é considerada pelo profissional de recrutamento e seleção. Entretanto, cabe ao candidato não se deixar dominar por essa sensação, de modo que evite adotar um comportamento autossabotador. Por isso, é relevante que o candidato se atente aos fatores que amparam a sua postura corporal e a construção da sua narrativa.
O corpo transmite uma importante mensagem ao selecionador
Por exemplo, é necessário que procure chegar com alguns minutos de antecedência ao local da entrevista de emprego. Além disso, cumprimente a todos os presentes; não mantenha os braços cruzados; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com o gestor da entrevista; controle o seu tom de voz; trabalhe a respiração; não deixe objetos em seu colo, se for possível, dentre outros os aspectos pertinentes a postura corporal.
Construa uma narrativa assertiva e direcionada
No entanto, é necessário que o candidato construa uma narrativa assertiva e direcionada que corrobore os valores do seu currículo. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reflitam seus pontos fortes, como proatividade; facilidade para trabalhar em equipe; comprometimento com metas; senso de urgência; facilidade analítica; poder de persuasão; facilidade para falar em público, dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Leve soluções aos seus pontos negativos
Entretanto, você deve equilibrar esses aspectos falando sobre seus pontos fracos; ao passo que você deve contorná-los de maneira resolutiva. Sendo assim, você deve levar uma solução para cada apontamento negativo que você faz sobre sua própria personalidade. Por exemplo, você pode citar que se vê como uma pessoa tímida, porém, deseja fazer um curso voltado à sua comunicação.
Faça as adaptações necessárias
Essas dicas são adaptáveis, porém, são bastante relevantes para que você aumente suas chances de sucesso profissional, considerando todos os fluxos do mercado de trabalho na era digital. Dessa forma, você adota um comportamento resolutivo e torna mais genuína a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.