Entrevista de emprego: oportunidade de apresentação profissional

Entrevista de emprego: oportunidade de apresentação profissional

Conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de apresentação profissional e direcione a sua postura. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato apresente seus pontos positivos de maneira direcionada. Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego com uma maneira de direcionar o seu posicionamento e destacar os principais pontos de sua trajetória profissional.

Entrevista de emprego: oportunidade de apresentação profissional

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como arrumar oportunidade de apresentação profissional e não como um julgamento pessoal. Visto que o conceito de julgamento está implícito para muitas pessoas; o que pode fazer com que adotem uma postura de autossabotagem profissional.

Adote uma postura positiva e direcione o seu comportamento

O candidato deve adotar uma postura participativa de modo orgânico. Sendo assim, tenha atenção plena ao seu próprio comportamento durante o processo seletivo; fale de maneira calma e tranquila; não deixe objetos no seu colo; coloque seu foco nas perguntas feitas durante o processo seletivo. 

Caso seja possível, procure chegar ao local da entrevista de emprego com antecedência, trabalhe sua respiração e se familiarize com o ambiente. Não deixe os braços cruzados e evite gesticular excessivamente. Certamente, diversos outros fatores podem impactar a sua postura, entretanto, é importante que tenha atenção plena aos seus gestos e fala.  Dessa forma, você tende a minimizar um comportamento ansioso.

A sua narrativa deve ser baseada em suas vivências anteriores

Além da sua postura corporal, é necessário que o candidato tenha atenção plena à construção de sua narrativa, considerando que diversos fatores impactam o resultado do processo seletivo. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus pontos positivos dentro da sua carreira profissional, destacando sua proatividade; senso de urgência; facilidade para gerir pessoas; alcance de metas; implementação de projetos; facilidade para acompanhar processos e capacidade analítica, por exemplo.

Aponte soluções para cada situação negativa 

Por outro lado, conheça seus pontos fracos de maneira resolutiva, ou seja, aponte um defeito e uma solução para cada situação. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, porém, deve informar que pretende estudar teatro. Ou ainda, você pode informar que precisa melhorar o seu nível de Excel, no entanto, já está realizando algum tipo de curso online.

Adapte os pontos citados 

As dicas citadas são adaptáveis. Por isso, é relevante que se atente aos pontos citados para que possa modificar comportamentos nocivos e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.