Entrevista de emprego: oportunidade de apresentação dinâmica e proativa

A entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação dinâmica e proativa para o candidato. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego pode ser uma situação de estresse para o candidato, haja vista que muitas pessoas não se sentem à vontade quando avaliadas. No entanto, a entrevista é uma oportunidade importante que não deve ser dissipada pelo candidato por conta da ansiedade.

Entrevista de emprego: oportunidade de apresentação dinâmica e proativa

O conceito de entrevista de emprego para o candidato deve ser uma apresentação de sua trajetória profissional. Visto que muitos candidatos conceituam a entrevista de emprego como um julgamento de sua personalidade; e esse conceito faz com que adotem uma postura de autossabotagem profissional, muitas vezes de maneira indireta.

Faça um análise sobre sua própria trajetória 

É relevante para o candidato que conheça o seu currículo de maneira direta e objetiva. Dessa forma, poderá destacar os pontos fortes de sua trajetória profissional para que leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus valores profissionais.

Adote uma postura participativa 

Além disso, o candidato também precisa ter atenção plena ao seu próprio comportamento, de modo que consiga direcioná-lo organicamente.

Na condição de candidato, é importante que não cruze os braços; controle o seu tom de voz; fale de maneira calma; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo processo seletivo; não deixe objetos no seu colo. Caso seja possível, chegue mais cedo ao local marcado para  a entrevista de emprego.

Construa uma narrativa assertiva 

Além disso, a sua narrativa precisa ser corroborada por seus gestos de maneira autoconfiante para que você se destaque positivamente durante a entrevista de emprego.

É importante que fale sobre situações que reforcem a sua criatividade; facilidade para lidar com pessoas; capacidade analítica; condução de projetos; implementação de sistemas; capacidade de análise de dados; inovação; condução de reuniões brainstorming; facilidade para construir o relacionamento da marca com o cliente; senso de urgência; proatividade, dentre outros aspectos que sejam pontos contributivos para uma atuação profissional.

Fale sobre seus pontos fracos de modo resolutivo 

Além disso, é importante que o candidato conheça seus pontos fracos para que possa direcioná-los durante a entrevista de emprego. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, porém, é relevante que destaque a sua vontade de realizar um curso de teatro.

Resiliência, autorresponsabilidade e proatividade

Dessa forma, estará sendo autorresponsável; o que é muito importante no mercado de trabalho atual, considerando a necessidade profissionais dinâmicos, resilientes e proativos no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.