Saúde e Bem Estar

Entrevista de emprego online: Dicas para se sair bem

Fazer uma entrevista de emprego online pode ser um desafio para muitas pessoas. A ansiedade, o medo do que deve ou não deve ser dito e aquele receio de não se sair bem em frente à câmera pode gerar cargas psicológicas intensas. Considerando isso, trouxemos dicas que podem lhe ajudar a se preparar melhor para esse importante momento. Vem com a gente!

Dicas para se sair bem na entrevista de emprego online

Para se sair bem na entrevista de emprego online, considere as sugestões a seguir e comece a se preparar da melhor maneira:

1- Teste a plataforma com antecedência

Independente de você já usar determinada ferramenta, é indispensável que você a teste com antecedência. Isso evita que contratempos tecnológicos (evitáveis) aconteçam no momento da entrevista. Para tanto, observe como funciona o chat, a chamada de vídeo, o áudio, a imagem, etc.

2- Cuidado com o lugar que você fará a entrevista e atente-se para o enquadramento

Apesar de não haver tanta escolha nesse sentido, procure sempre posicionar a câmera para um ambiente mais tranquilo em sua casa. Avise os seus familiares sobre a entrevista para que eles não entrem em determinado cômodo durante o compromisso.

Além disso, tire o excesso de informação visual, cuide da iluminação e dos ruídos e atente-se para o enquadramento. É preciso que você apareça bem na câmera, e não apenas do pescoço para cima, por exemplo.

3- Prepare-se para a entrevista de emprego online (faça anotações, teste novamente, etc.)

Apesar de você já ter se familiarizado com a plataforma (se você seguiu a primeira dica), considere tirar 1 hora antes da entrevista para testar tudo novamente.

Aqui você deve fazer anotações sobre possíveis dúvidas, testar a chamada de vídeo com algum conhecido, etc. Respire fundo, concentre-se na entrevista e livre-se de estímulos que possam tirar o foco durante o processo seletivo.

4- Não deixe nenhuma notificação ativa durante a entrevista de emprego online

Parece algo óbvio, mas às vezes nos esquecemos de tirar algumas notificações em nosso computador que, durante a entrevista, podem atrapalhar e passar uma imagem de desorganização. Portanto, verifique que o seu celular está no modo “não perturbe” e não deixe nenhuma rede social aberta no computador durante a entrevista.

5- Apresente-se da mesma forma que você se apresentaria em uma entrevista presencial

Apesar de muitas pessoas não terem muito contato com a tecnologia, uma forma de se sentir mais confortável é apresentando-se como você se apresentaria pessoalmente. Ou seja, arrume-se, vista-se e prepare-se como se a pessoa fosse estar na sua frente.

A diferença, na prática, é que você poderá ter post-its com informações importantes para usar como trunfo durante a chamada de vídeo, sem que o recrutador veja.

6- Cuidado com o delay que pode acontecer

Por fim, lembre-se que apesar de as tecnologias serem de última geração, o delay pode acontecer. Por isso, fale pausadamente e com calma, sem “atropelar” as palavras. Da mesma forma, dê alguns segundos para que o recrutador possa concluir a sua fala e preste atenção no que ele está dizendo, a fim de notar quando ele realmente finalizou uma frase, por exemplo.

Com essas dicas, a entrevista de emprego online será muito mais positiva. Prepare-se e boa sorte!