A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que requer direcionamento por parte do candidato. Por isso, é relevante que o candidato demonstre interesse através de uma postura participativa e de uma narrativa direcionada.
É importante que o candidato adote uma postura positiva durante a entrevista de emprego. Sendo assim, o candidato deve evitar cruzar braços e pernas, gesticular excessivamente e falar de maneira muito rápida.
Ao passo que é importante que o candidato mantenha contato visual com o condutor do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira calma e tranquila; construa a sua narrativa de maneira assertiva; não deixe objetos em seu colo e chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego.
A composição de sua narrativa deve ser baseada no aprofundamento dos pontos principais do seu currículo. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais como senso de urgência; proatividade; facilidade para lidar com pressão; acompanhamento do fluxo de vendas; gerenciamento de pessoas; inovação, dentre outros aspectos que sejam importantes para a sua área profissional.
No entanto, é relevante que o candidato relate as informações, direcionando também seus pontos fracos. Sendo assim, é importante que tenha ciência de seus defeitos, porém, contorne-os através de soluções.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, o candidato pode relatar que deseja realizar um curso voltado para a expansão de sua oratória. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e direcionando a sua postura.
Além disso, o candidato também deve responder às perguntas feitas durante a entrevista de emprego com assertividade, por isso, faça uma análise sobre a cultura da empresa. Visite o site da instituição e analise a sua missão, visão e valores. Certamente, conhecer a trajetória da empresa é uma maneira de se direcionar, bem como, também é uma forma de avaliar a viabilidade da vaga.
Visto que é importante que a contratação seja uma troca mútua de valia para todos. Por isso, o candidato também deve analisar o quanto a vaga em questão pode atender aos seus objetivos no momento, pensando na sua carreira profissional em longo prazo.