A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para que se coloque dentro do mercado e alcance seus objetivos de forma orgânica.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise curricular, no entanto, essa análise é feita de maneira objetiva.
Sendo assim, ao receber o convite para uma entrevista de emprego, entenda que o seu perfil atende – minimamente – o objetivo da organização; visto que esse entendimento pode minimizar a ansiedade da situação de avaliação.
A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o seu currículo seja explorado, de modo que alcance seus objetivos. Portanto, é muito importante que adote uma postura positiva e participativa durante a entrevista de forma orgânica.
Visite o site da organização e verifique sua cultura, já que dessa forma poderá buscar orientação sobre a melhor forma de se vestir e se comportar.
Visto que uma Startup permite uma linguagem mais informal, ao passo que uma empresa tradicional já requer um posicionamento mais assertivo. Direcione suas atividades profissionais anteriores, destacando os seus pontos fortes, ao passo que também é importante que destaque sua experiência profissional, falando sobre seus pontos fracos de forma objetiva.
Contudo, é aconselhável que apresente uma solução para cada apontamento negativo que fizer. Por exemplo,ao se colocar uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro.
Adote uma postura participativa de forma natural. Portanto, não cruze braços de pernas; fale de maneira tranquila; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; evite gestos demasiadamente expressivos e excessivos; trabalhe a respiração e seja assertivo nas suas respostas.
Além disso, manter contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção é aconselhável para o candidato. Dessa forma, poderá se colocar positivamente e destacar o seu perfil profissional de maneira orgânica.
Além disso, é viável que faça perguntas pertinentes à vaga no final do processo seletivo, demonstrando interesse e analisando a viabilidade da contratação, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.