Entrevista de emprego: o destaque objetivo de sua experiência profissional
A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade para que apresente os pontos fortes de sua trajetória. Veja dicas!
A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para que apresente os pontos fortes de sua trajetória, considerando que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial.
Entrevista de emprego: o destaque objetivo de sua experiência profissional
O candidato deve conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar a sua carreira profissional em longo prazo. Por isso, é relevante que preze pela objetividade na elaboração de sua narrativa e adote uma postura participativa e orgânica.
Quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade durante a avaliação, pode ficar aquém do seu potencial, adotando uma postura negativa e prejudicial para os seus objetivos profissionais.
A análise dos pontos fundamentais do seu currículo
Por isso, o candidato precisa lidar com o nervosismo através da análise do seu próprio currículo de maneira objetiva. Dessa forma, poderá destacar situações concretas para que possa se posicionar durante a entrevista de emprego objetivamente.
Visto que, embora o profissional de recrutamento e seleção esteja apto para lidar com a ansiedade e com o nervosismo do candidato, a avaliação precisa ser feita de maneira eficiente.
Destaque suas trajetórias profissionais
Fale sobre situações vivenciadas por você em seus empregos anteriores, de forma sucinta, destacando suas características e conhecimentos. Sendo assim, fale sobre sua capacidade analítica; gestão de pessoas; análise de processos; gestão de carreiras; controles internos; implementação de sistemas; ações voltadas para a motivação de equipes; treinamentos; dentre outros pontos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Direcione seus pontos negativos
Destaque de maneira sucinta seus pontos negativos de modo resolutivo. Sendo assim, ao apresentar uma situação negativa, apresente também uma solução. Por exemplo, você pode informar que precisa se colocar melhor no que tange a sua comunicação, já que reconhece que é uma pessoa tímida, por isso, deseja estudar teatro. Dessa forma, o direcionamento do seu perfil ocorrerá de maneira orgânica, ao passo que você demonstrará autorresponsabilidade e autoconhecimento.
A sua postura deve corroborar a sua narrativa
A sua postura deve ser composta de uma narrativa positiva e de um comportamento assertivo. Por isso, é importante que você direcione o seu comportamento desde a sua chegada ao local marcado para a entrevista de emprego.
É aconselhável que o candidato não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com a gestão do processo. Além disso, não deixe bolsas no colo, principalmente, em posição de defesa e tenha atenção plena aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego. Dessa forma, você poderá responder de forma assertiva e objetiva.