A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato desenvolva os pontos atrativos do seu currículo. Entretanto, pode ser um fator que eleve o nível de ansiedade do candidato, fazendo com que ele adote um comportamento autossabotador.
Entrevista de emprego: fatores relacionados ao comportamento do candidato
Certamente, a entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato se colocar no mercado. Entretanto, também é uma avaliação, e esse fato pode deixar uma pessoa ansiosa, ao ponto de se deixar dominar pela ansiedade, ficando aquém de todo o seu potencial profissional no mercado de trabalho.
No entanto, é possível que você – na condição de candidato – considere esses aspectos, contornando esse nervosismo por meio de uma postura assertiva e direcionada. Assim sendo, é importante que você se atente aos fatores relevantes quanto ao seu comportamento; bem como, quanto ao seu direcionamento durante a entrevista de emprego.
Situações positivas de seus empregos anteriores
Por exemplo, você pode relacionar suas habilidades sociocomportamentais e suas competências com a sua narrativa, de maneira que você reforce os pontos positivos do seu currículo. Sendo assim, você pode falar sobre situações que corroborem a sua proatividade; competência; facilidade para lidar com pressão; gestão de equipe; comprometimento com resultados; pontualidade; resiliência etc.
Pontos fracos e resoluções
Por outro lado, também é relevante que você fale sobre suas dificuldades. Porém, tente contornar esses pontos fracos de forma resolutiva. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público. Porém, você pretende realizar um curso voltado para a comunicação, de modo que você demonstre autoconhecimento profissional e senso de resolução.
O comportamento do candidato
Além disso, os fatores ligados ao seu comportamento são importantes durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que você não cruze os seus braços; controle o seu tom de voz; fale de maneira calma; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; evite gesticular excessivamente, dentre outros aspectos referentes ao seu comportamento.
A cultura da empresa
Conhecer a cultura empresarial também pode ser uma ferramenta para o candidato durante a sua entrevista de emprego. Por exemplo, você pode analisar os valores empresariais e verificar a compatibilidade da vaga com o seu objetivo profissional. Visto que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Dessa maneira, ao não se deixar dominar pelo nervosismo, você torna mais justa a sua avaliação durante o processo seletivo.