Empregos

Entrevista de emprego: fatores adaptáveis requerem atenção por parte do candidato

É importante que o candidato se atente a alguns pontos inerentes à sua postura para que obtenha sucesso na entrevista de emprego. O direcionamento de sua carreira profissional está ligado ao seu comportamento durante uma entrevista de emprego. Por isso, uma entrevista pode ser uma oportunidade que deve ser direcionada.

Conheça a cultura da empresa e se direcione na entrevista de emprego

Pode ser de grande valia para o candidato que conheça a cultura da empresa, através da análise de sua missão, visão e valores. Visto que a cultura é um fator que direciona o candidato de forma indireta. Já que uma cultura startup permite uma casualidade maior do que uma cultura tradicional. Além disso, a análise da cultura pode amparar diversas respostas durante a entrevista de emprego. 

Fatores adaptáveis que requerem atenção por parte do candidato

Confira alguns fatores que podem ser adaptáveis, porém, são fatores que requerem a sua atenção enquanto candidato:

  • É importante que o candidato evite cruzar braços e pernas;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Fale pausadamente;
  • Evite deixar objetos em seu colo, se for possível;
  • Tenha foco na pergunta e responda de maneira assertiva;
  • Chegue ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência;
  • Trabalhe a sua  respiração (esse é um ponto muito importante);
  • Aprofunde o seu conhecimento quanto às informações inseridas em seu currículo, dentre outros fatores.

Fatores tangíveis e intangíveis

Conforme visto, a sua postura, na condição de candidato, é composta de muitos fatores tangíveis e intangíveis, por isso, a adaptação dos pontos citados é necessária para uma postura resolutiva. Além disso, caso você participe de uma entrevista de emprego online, é importante que mantenha a sua postura e se atente a alguns fatores inerentes a essa modalidade.

 Por exemplo, é importante que atente-se a iluminação do ambiente, bem como, a conexão da sua internet. Além disso, é relevante que utilize fones de ouvido com microfone. Bem como, faça testes nos aplicativos que serão utilizados para que essa comunicação ocorra de forma positiva.

Além dos pontos citados, também é importante que você se atente à construção da sua narrativa, no entanto, esse fator é intangível e deve acompanhar a sua postura, personalidade e objetividade. Sendo assim, para isso, além do controle do seu tom de voz, é importante que você conheça o seu currículo de forma aprofundada, ou seja, analítica. 

Foque em melhorias, projetos, ideias, sugestões

Para que analise de maneira objetiva o seu currículo, verifique em todas as suas experiências anteriores quais foram seus pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados. Por isso, é importante que foque em melhorias, projetos, ideias, sugestões feitas por você em sua passagem por empresas anteriores. Dessa forma, irá aumentar a sua confiança mediante uma situação de avaliação.