A entrevista de emprego é uma oportunidade de destacar positivamente o seu perfil profissional dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
O candidato precisa conceituar a entrevista de emprego como uma forma de destacar seus pontos fortes e não como uma maneira de julgamento de sua personalidade. Ao adotar o conceito de que a entrevista de emprego é um julgamento, o candidato se coloca aquém do seu potencial, se deixando dominar pela ansiedade da situação.
Por isso, é relevante conceituar a entrevista como uma forma de lidar com o seu processo positivamente e aproveitar a oportunidade para realizar uma apresentação compatível com seu objetivo profissional.
Levar para a entrevista de emprego situações que foram primordiais para o seu crescimento profissional é bastante relevante. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; gestão de processos; direcionamento de projetos; construção do relacionamento com o cliente; facilidade para trabalhar em equipe; controles internos etc.
É importante para o candidato contornar seus pontos fracos assertivamente. Ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente uma solução orgânica. Por exemplo, ao informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento sobre um sistema utilizado na sua área de atuação, destaque que já está realizando cotações para realizar um curso voltado para essa finalidade.
A sua postura precisa corroborar a sua narrativa. Por isso, analise o seu comportamento para evitar gestos excessivos que demonstrem ansiedade. Não gesticule durante a sua narrativa, pois isso pode tirar o foco da atenção do entrevistador.
Além disso, é importante que o candidato não cruze braços e pernas e mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo. Seja assertivo durante as suas respostas e controle o tom da sua voz. Dessa forma, poderá compreender melhor o que está sendo perguntado e responder de forma coerente e objetiva.
Conhecer a cultura da empresa é um ponto importante para que o candidato direcione a sua postura de forma orgânica, considerando o seu objetivo dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Já que uma empresa que possui uma cultura startup, tende a ser bem diferente de uma empresa tradicionalista. Por isso, conhecer os valores da empresa pode ser de grande valia para que o candidato analise a viabilidade da contratação, já que essa análise é pertinente a todos os envolvidos.